13.7.17

Guia Social divulga respostas sociais existentes no concelho do Sabugal

in Diário de Notícias

A Câmara Municipal do Sabugal publicou um Guia Social através do qual dá a conhecer aos habitantes e ao público em geral as várias respostas sociais que existem no concelho, disse hoje à agência Lusa o seu presidente.

"É importante que as pessoas tenham uma espécie de pequeno referencial, um guia, onde possam, numa consulta rápida, os que necessitam e os que não necessitam, terem a possibilidade de conhecer aquilo que se faz no concelho do Sabugal e as respostas que há ao nível social", disse o autarca António Robalo.

Segundo o presidente da autarquia, a publicação divulga respostas sociais "da câmara, quer de projetos em que a câmara coopera e trabalha, quer de instituições particulares de solidariedade social e de empresas ligadas ao setor social".

O guia existe em papel e também pode ser consultado nas redes sociais e na página internet do município.

António Robalo lembra que o concelho do Sabugal, localizado junto da fronteira com Espanha, "é tradicionalmente referido como um dos concelhos mais envelhecidos do país e claramente o mais envelhecido do distrito da Guarda".

Por isso, assume que a problemática do envelhecimento é para a autarquia "digna de foco e de trabalho".

O autarca refere na nota introdutória da publicação que o seu município "disponibiliza à população um conjunto de respostas sociais de qualidade que permitem distingui-lo no mapa nacional".

"Perante as adversidades, melhoramos as respostas sociais, promovemos estratégias de envelhecimento ativo e saudável e também facilitamos medidas de promoção do sucesso educativo e de apoios diretos às famílias", indica.

O Guia Social dá a conhecer os apoios que existem no município do Sabugal nas áreas da infância e da juventude, para as famílias, para os idosos e portadores de deficiência, também divulga gabinetes de apoios e projetos e a Unidade de Missão "Sabugal + Social".

A Unidade de Missão "Sabugal + Social" envolve a autarquia do Sabugal, o Instituto Politécnico da Guarda, a Universidade da Beira Interior, a Associação ADM Estrela, o Núcleo Distrital da Guarda da Rede Europeia Anti-Pobreza, o projeto Sabugal Ativo - Contrato Local de Desenvolvimento Social, a Unidade Local de Saúde da Guarda e o Centro Distrital de Segurança Social da Guarda.

A medida visa "promover projetos e programas nas áreas de intervenção social, saúde e educação, e transformar o Sabugal na capital do envelhecimento ativo e saudável em Portugal", segundo a autarquia.

Identificar ações e projetos que visem a melhoria dos serviços prestados pelas instituições sociais, implementar formas inovadoras de apoio ao idoso, facilitar o acesso aos cuidados de saúde primários através de uma unidade móvel e promover um serviço de teleassistência de apoio a pessoas em situação de isolamento, são algumas das medidas a desenvolver pela Unidade de Missão "Sabugal + Social".