11.7.17

Há um novo serviço de apoio a casos de emergência social

in Jornal da Mealhada

A Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é um Serviço de Proximidade que valoriza a atuação em parceria com outras entidades, com vista a informar, aconselhar e encaminhar indivíduos e/ou famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social, apoiando-os na aquisição e fortalecimento de competências e promovendo a sua autonomia pessoal, social e profissional.

A RLIS da Mealhada já interveio em cerca de 54 famílias, que são sinalizadas através da Segurança Social, Juntas de Freguesia, escolas, Centro de Saúde, Hospitais, entre outros serviços. Esta Rede pretende, então, dar resposta às necessidades apresentadas pelas pessoas e famílias, a partir da criação de uma rede de intervenção social com os diversos recursos da comunidade.

A RLIS veio, assim, descentralizar o serviço de ação social que era feito por técnicas da Segurança Social, sendo este um trabalho personalizado e de proximidade. As profissionais deste serviço fazem um levantamento das necessidades das famílias que acompanham e tentar apoiar, articulando sempre com as entidades da comunidade. O passo seguinte é o de trabalhar junto com a família, sendo esta a parte mais estrutural, trabalhando também para a autonomia.

No caso de um idoso precisar de um lar, as técnicas da RLIS avaliam a situação, as condições que tem em casa, preparam o processo, assinalam a eventual urgência e remetem-na. Um trabalho idêntico é feito com pessoas desempregadas ou vítimas de todos os tipos de exclusão e que precisam de um acompanhamento mais próximo.

Numa parceria entre o Instituto de Segurança Social, IP e a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada surgiu o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS), que abrange todo o concelho da Mealhada. O SAAS é, assim, um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência soci