11.7.17

Plataforma online para o envelhecimento ativo e saudável é hoje lançada

in Porto.

Chama-se Academia do Bem Envelhecer, está associada à Universidade do Porto e é hoje oficialmente lançada. Impulsionada por peritos científicos, esta plataforma online é apresentada como "uma fonte de informação fiável e de aconselhamento sobre prevenção em saúde, para um envelhecimento ativo e saudável". Porque "existem hoje na internet poucas fontes de informação e ferramentas fiáveis dedicadas à saúde", o projeto propõe-se a "preencher esta lacuna" no domínio do envelhecimento, com recomendações e dados destinados a cidadãos a partir dos 50 anos.

Aumentar a adesão da população sénior à vacinação, promover a prática de exercício físico e uma alimentação saudável, sensibilizar para o uso adequado de antibióticos ou orientar os cuidadores com informação válida são alguns dos conteúdos oferecidos na plataforma.

Financiada pelo projeto 2016 Pilot Twinning Support Scheme of the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, da Comissão Europeia, a Academia do Bem Envelhecer é a expressão nacional da academia europeia ALOHA (sigla em inglês de "Atuar para alcançar uma longevidade e envelhecimento saudável). Gerida por um corpo científico, a Academia ALOHA conheceu primeiro, em experiência-piloto, uma versão em França, estando agora a ser adotada pelos vários países europeus. Considerando um modelo comum, as plataformas nacionais oferecem conteúdos adaptados à cultura e à realidade de cada Estado.

A plataforma portuguesa está sob a alçada do Porto4Ageing, o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável do Porto impulsionado pela Câmara do Porto e a Universidade do Porto, com outros parceiros institucionais. Atualmente, pertencem a este consórcio mais de 90 organizações, públicas e privadas. No âmbito deste processo, a autarquia recebeu em Bruxelas, em dezembro passado, o reconhecimento do Porto como um dos 74 Sítios de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável na Europa.

+info: visite a plataforma www.academia-bem-envelhecer.up.pt