5.7.17

Ministro Vieira da Silva destaca vinte anos de trabalho da Rede Construir

in DN
O ministro da Solidariedade, Vieira da Silva, destacou hoje o trabalho da Rede Construir Juntos, que completa vinte anos, na luta contra a "batalha sem fim" de proteger as crianças e os jovens de situações de risco.

A rede é composta por cerca de cem instituições de solidariedade social que têm em comum o desenvolvimento de ações para combater a exclusão social dos grupos desfavorecidos, nomeadamente crianças e jovens em risco e famílias.

"É uma rede muito presente que cobre o país todo e é um instrumento fundamental para esta batalha sem fim de proteger as crianças e os jovens dos riscos", disse o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, à margem do encontro comemorativo dos vinte anos da rede, organizado pelo Instituto de Apoio à Criança.

Ao longo das últimas duas décadas, foram muitas as iniciativas da Rede no combate ao abandono escolar e à exclusão social através de projetos de formação, no âmbito do desenvolvimento de competências pessoais e sociais

Para Vieira da Silva, o trabalho destas instituições é muito importante devido à vulnerabilidade em que muitas crianças se encontram.

"As crianças e os jovens estão numa situação particular de vulnerabilidade porque precisam de um envolvimento familiar e social para crescerem em paz, crescerem bem", disse.

Mas essa vulnerabilidade "gera muitas vezes situações de enorme fragilidade social, económica, psicológica e aí o papel das instituições é por vezes insubstituível".

O ministro da Solidariedade destacou "os passos muito relevantes" dados nas últimas décadas no combate ao trabalho infantil, que foi "praticamente erradicado" em Portugal, e nas situações de crianças de rua.

"Lembro-me bem quando elas [crianças de rua] constituíam um fenómeno com algum significado em Portugal", hoje são situações "mais marginais, mais isoladas", disse à agência Lusa.

Apesar de estes fenómenos irem sendo combatidos pela sociedade, "temos consciência que nesta sociedade aberta, exposta a tantos fatores de risco, permanecem problemas".

Entre esses problemas, Vieira da Silva apontou as fugas e a "desinserção social de jovens, que não estão a trabalhar, nem a estudar, nem em processos de formação".

Também permanecem "os problemas mais graves de exploração de crianças e jovens" vítimas de redes de tráfico internacional.

Por outro lado, a situação que a Europa vive com o problema dos refugiados "agudiza esse tipo de problemas".

"A nossa atenção e intervenção tem de estar sempre presente e a nossa preocupação com esta área não pode diminuir com o facto de termos vencido algumas batalhas, porque há outras tão ou mais duras do que essas e que temos de saber enfrentar", considerou.

"Quando falamos de crianças e jovens as estatísticas não contam", frisou ainda Vieira da Silva, referindo que, "quando existe uma criança que é abandonada, que está isolada, que vive uma situação de dificuldade, é um problema de toda a sociedade".

Contudo, o governante não deixa de registar "como uma vitória significativa da sociedade portuguesa o facto de se terem vindo sucessivamente a eliminar algumas chagas que existiam na sociedade".