15.4.07

30% dos ciganos saem cedo da escola

Magalhães Costa, in Jornal de Notícias

Crianças ciganas, cerca de 140, estão inscritas na rede de ensino

O concelho de Braga regista uma taxa de 30% de abandono escolar de crianças de etnia cigana, na sua maioria, sem completar o 9.º ano. Num total de 140 crianças inscritas na rede pública de ensino, estima-se que a sua maioria não ultrapasse o 1.º Ciclo. Uma realidade traçada ontem por Fátima Soeiro, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Braga, para quem "há necessidade de maior envolvimento das instituições no apoio à comunidade jovem cigana".

Intervindo no "Fórum Cigano", realizado no auditório da Associação de Futebol de Braga, aquela responsável referiu a importância da criação, em Braga, do Grupo para a Integração Escolar da Etnia Cigana (GIEEC), que, presentemente, tem em mãos vários projectos de inclusão de pessoas de etnia cigana, numa parceria com a Câmara Municipal de Braga, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação "Civitas", Universidade Católica, Universidade do Minho e Agrupamento de Escolas de Lamaçães.

Um deles, no âmbito do PIEF, prende-se com a criação de cursos destinados à comunidade cigana, envolvendo 28 jovens, entre os 12 e os 16 anos, a funcionar na Igreja Evangélica, em Santa Tecla.

Na oportunidade, foi revelado que a comunidade cigana em Braga atinge cerca de 800 famílias e perto de 1200 pessoas, centradas, fundamentalmente, nas zonas das Enguardas, S. Gregório, Santa Tecla e Picoto.

A exclusão social e a falta de igualdade de oportunidades foram factores apontados para a tendência de isolamento da comunidade cigana. Por outro lado, foi defendido mais intervenção das autarquias no processo de integração das pessoas de etnia cigana na sociedade.