26.4.07

Governo mantém intenção de referendar tratado da UE

in Jornal Público

José Sócrates diz que é cedo para discutir o processo mas adianta que o Governo quer fazer o referendo


O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou ontem que o Governo mantém a intenção de fazer um referendo para ratificar o Tratado Constitucional da União Europeia, mas admitiu ser ainda cedo para discutir esse processo. "Nós mantemos a nossa intenção de fazer um referendo que possa ratificar o Tratado Constitucional", assegurou Sócrates, em resposta aos jornalistas, nos jardins da residência oficial em São Bento, ontem abertos ao público por ocasião das comemorações do 25 de Abril.

No entanto, quando questionado sobre a posição negativa do Presidente da República, Cavaco Silva, em relação a esse referendo, mostrou-se cauteloso: "Ainda é cedo para estudar o processo de ratificação do próximo Tratado Constitucional", disse. Para José Sócrates, "o mais importante é construir um consenso entre os 27 países [da UE] para ultrapassar a crise institucional".

O primeiro-ministro admitiu que a questão do referendo europeu possa ser uma das matérias na agenda do encontro informal de reflexão que se irá realizar em Sintra, a 12 e 13 de Maio, promovido pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso (ver Mundo, página 18). "Imagino que sim, é uma das prioridades da Europa: resolver a sua crise institucional, é um trabalho absolutamente urgente. O mundo precisa de uma Europa mais forte", defendeu. Lusa