28.4.07

Plano nacional da sida já está pronto

in Jornal de Notícias

A diminuição de 25% dos novos casos e do número de mortes por sida em Portugal até 2010 é um objectivo do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/sida, que está pronto, depois de recolhidos vários contributos. A notícia foi avançada por Henrique Barros, coordenador nacional para a infecção VIH/sida, à margem do HIV Meeting, um encontro nacional realizado em Cascais.

Hoje, no evento, Henrique Barros vai apresentar o Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/Sida. Sobre o plano, o coordenador nacional espera " que reduza em Portugal o número de novas infecções VIH e diminua, pelo menos em 25%, o número de novos casos e de mortes por sida", até 2010. "Contribuir internacionalmente para a redução da transmissão do VIH e melhorar os cuidados e o apoio aos doentes com infecção pelo vírus ou com sida, através da ajuda pública ao desenvolvimento", é outro dos objectivos do programa.

De acordo com o relatório do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis, em 31 de Dezembro do ano passado estavam notificados em Portugal 30366 casos de infecção VIH/sida "nos diferentes estados de infecção". O total acumulado de casos de sida em 31 de Dezembro de 2006 era de 13515,dos quais 449 causados pelo vírus VIH2, e 189 casos que referem infecção associada aos vírus VIH1 e VIH2.

Segundo este relatório, "os casos de sida apresentam a confirmação do padrão epidemiológico registado anualmente desde 2000 verifica-se um aumento proporcional do número de casos de transmissão heterossexual e consequente diminuição(proporcional) dos casos associados à toxicodependência".

Para além do programa nacional de combate ao vírus da sida,o encontro vai rever as respostas terapêuticas existentes para o VIH/sida e discutir os resultados do raltegravir, que é "uma inovação terapêutica de uma nova classe de anti-retrovíricos".