19.4.07

Estudo diz que portugueses e italianos são os cidadãos da UE a 15 menos felizes e satisfeitos

in Público on-line

Os portugueses e os italianos são os europeus menos felizes e menos satisfeitos com a sua vida num grupo de quinze Estados-membros da União Europeia analisados por um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O estudo foi realizado em mais de 180 regiões em 15 Estados-membros da União Europeia e inquiriu mais de 20 mil pessoas.

Portugal aparece no penúltimo lugar, com a Itália a surgir em último, no "mapa europeu sobre a felicidade" traçado pela universidade britânica.

O estudo continha perguntas como o nível de confiança que os inquiridos têm nas pessoas que as rodeiam, na sociedade em geral, na polícia, no sistema legal e nos respectivos governos.

Estas respostas foram depois, segundo a coordenadora do projecto, Luísa Corrado, combinados com os resultados de outra sondagem mais aprofundada elaborada por psicólogos da universidade britânica, assim como com dados europeus sobre os salários per capita, entre outros.

Corrado, professora na Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge, considera que Portugal está no penúltimo lugar da felicidade devido ao "baixo vencimento per capita, a falta de confiança na sociedade, nas autoridades, no sistema legal e no parlamento".

"Entre 2002 e 2004 Portugal era o país com o salário per capita mais baixo dos 15 analisados", afirmou a responsável, acrescentando que "no mesmo período [2002-2004] os portugueses apareciam em penúltimo lugar relativamente à confiança sentida face ao resto da sociedade".

De acordo com a especialista, no que diz respeito à confiança institucional, os valores de Portugal são "bastante baixos", sendo que em 2002 o país ocupava o penúltimo lugar (14º) e em 2004 o último.

Relativamente à confiança nas autoridades e no sistema legal, a confiança dos cidadãos portugueses figurava sempre entre as mais baixas da Europa, de acordo com a coordenadora do estudo.

"A percepção dos portugueses sobre estas questões é bastante pessimista", afirmou Corrado, acrescentando que a importância deste tipo de estudo "é a de perceber como é que se pode melhorar nesta matéria".

Relativamente às regiões analisadas em Portugal, numa escala de felicidade de zero a dez, o Algarve figura como a zona mais feliz do país com 6,90 pontos, seguindo-se o Norte com 6,69, e o Alentejo com 6,57. O centro de Portugal (6,43) e a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 6,38, aparecem como as zonas menos felizes do país.

Quanto aos cidadãos mais felizes e satisfeitos, no topo da tabela estão os dinamarqueses, seguidos dos finlandeses e dos irlandeses. A Suécia, a Holanda e o Luxemburgo ocupam, segundo os resultados da análise, a quarta, quinta e sexta posições, respectivamente. A Bélgica figura na sétima posição, Áustria na oitava, o Reino Unido na nona e a Espanha no décimo lugar da "tabela de felicidade".

Luísa Corrado disse que os europeus "são relativamente felizes", sublinhando que "nenhuma região analisada no estudo registou um grau de felicidade abaixo de cinco pontos [sobre dez]".