15.4.07

Distrito sem estruturas para 911 jovens em risco

in Jornal de Notícias

O distrito de Viana do Castelo conta actualmente com 911 crianças e jovens em risco sinalizados, sendo "insuficientes" as estruturas de acolhimento de que dispõe para dar resposta às necessidades de institucionalização.

O director do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viana do Castelo, António Correia, disse à agência Lusa que existem no distrito seis instituições com centros de acolhimento temporário de menores, cuja lotação "está esgotada".

Além disso, o distrito de Viana do Castelo conta também com 129 famílias de acolhimento de menores, que "abrigam" 190 crianças e jovens em risco.

Em breve, e no âmbito de um projecto de inclusão social promovido pela Câmara local, vai abrir em Vila Nova de Cerveira a "Casa dos Cangurus", com capacidade para acolher até cinco crianças e jovens em risco.

Segundo José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara de Cerveira, a estrutura situa-se no Bairro da Calçada e já sofreu as respectivas obras de adaptação, decorrendo actualmente a fase de contratação do pessoal.

Criada no âmbito do projecto ASA (Apoio, Serviços e Animação), a casa albergará as crianças que forem retiradas às famílias, mas também desenvolverá um trabalho com os respectivos pais, tentando criar as condições para que os filhos possam regressar a casa num contexto de harmonia e segurança.

Simultaneamente, o projecto ASA desenvolve, no terreno, o Serviço Escuta, para detectar situações de maus-tratos sobre crianças e jovens ou de qualquer violência doméstica.