14.4.07

Cavaco Silva pede empenho no combate à exclusão social

in Diário Digital

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defendeu hoje que «o Estado não é fonte de todas as soluções» e pediu empenho por parte da sociedade civil no combate à exclusão social no país.

Cavaco Silva organizou hoje, em Santarém, a conferência «Compromisso Cívico para a Inclusão», para fazer um primeiro balanço da sua iniciativa «Roteiro pela Inclusão», iniciado há um ano, e que já o levou a 20 regiões do país.

Em declarações à imprensa, no intervalo para o almoço, o Presidente da República destacou a importância dos temas em discussão, porque «afectam a vida de milhares e milhares de pessoas».

O que está em debate «é outro Portugal, um Portugal que é esquecido por alguns, um Portugal dos deficientes, um Portugal dos pobres, das crianças vítimas de violência, dos imigrantes clandestinos», afirmou.

Apesar da gravidade do problema, Cavaco Silva disse ter visto, durante o último ano, vários bons exemplos de empenho por parte da sociedade civil no combate à exclusão, como na área do voluntariado.

O chefe de Estado defendeu o empenho da sociedade civil, por considerar que «o Estado já faz muito» no sector.

«Eu não acredito que o Estado possa fazer tudo. Temos o hábito de esperar que o Estado resolva todos os males e que seja fonte de todas as soluções», afirmou.

O encontro será encerrado por um discurso de Cavaco Silva, num evento que tem como convidados especiais o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva.