18.4.07

Vieira da Silva defende mais apoio social

AL, in Jornal de Notícias

É importante ampliar as respostas sociais, mas a qualidade das mesmas não pode ser esquecida. Isso mesmo disse ontem, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, na abertura do seminário internacional "Qualidade na Economia Social II", que decorreu na Casa das Artes de Famalicão.

O seminário decorreu no âmbito do projecto Equalidade e o governante aludiu aos 25 contratos que vai assinar, hoje, com instituições do distrito de Braga para ampliar a rede de equipamentos sociais. Posteriomente, o ministro socialista apadrinhou a constituição da Federação de Cooperativas de Ensino e Formação - FCRL - FECOOPENSI, na Cooperativa de Ensino Didáxis, em Riba de Ave.

Vieira da Silva assinalou a importância da formação e sublinhou os baixos níveis educativos de Portugal, relativamente aos parceiros europeus. Quanto aos índices de escolaridade, o governante adiantou que a média europeia de pessoas com doze anos de escolaridade é de cerca de 85%, enquanto que, em Portugal, ronda os 25%. O ministro frisou que "aprender compensa" quando é feita na escola ou quando pode ser certificada, adiantando que o progresso da última década tem uma "base frágil".