18.4.07

"Vamos apostar muito no combate à iliteracia digital"

Alexandra Machado, in Diário de Notícias

Qual é a taxa de execução do Plano Tecnológico?

No último balanço era de 90%. Houve, entretanto, medidas que avançaram e outras que estamos a incluir. As que não avançaram precisam de ter o novo quadro comunitário de apoio para as financiar.

Quais?


Têm que ver com os pólos de competitividade, com os pólos tecnológicos virtuais, com alguns níveis de apoio a bolsas de investigação científica. Como também há medidas que precisam de uma estabilização da alteração das leis orgânicas dos ministérios para depois serem aplicadas com maior facilidade.

Houve quem considerasse que o Plano Tecnológico era um power point. Já apagou essa imagem?

Temos estudos que mostram que mais de 80% dos portugueses sabem o que é o Plano Tecnológico e 79% dizem que o plano vai ser importante para a sua vida, mas também é um power point [apresentação]. Tudo o que é verdadeiramente importante tem de ser possível de ser comunicado.

Há medidas que estão a ser incluídas. Quais?
Algumas vão ser anunciadas a curto prazo.

Em que áreas?

Vamos dar uma prioridade muito grande à difusão da literacia digital. Temos um conjunto de oportunidades, mas Portugal atingiu um patamar na taxa de penetração da banda larga a partir do qual é difícil crescer. As pessoas que não têm acesso ou é porque não têm formação ou porque não têm rendimentos. Vamos apostar na criação de condições para combater a iliteracia digital e para que mais gente tenha acesso a estas oportunidades.

Há vários projectos de incentivo financeiro à compra de computadores e não têm sido suficiente.

Os benefícios fiscais serão mantidos, mas vamos ser agora mais agressivos e ter medidas muito mais fortes que em breve serão anunciadas.

Qual é a outra área de aposta?

A outra área em que nos vamos centrar tem a ver com a governação, ou seja, criar boas condições para que a conquista que foi direccionar o QREN [novo quadro comunitário de apoio] para medidas na inovação no domínio da tecnológica, tenha uma aplicação optimizada.

Que medida do Plano Tecnológico considera mais emblemática?

Há muitas. Sermos escolhido top performancer do Banco Mundial teve um impacto mundial muito forte, isso foi possível com medidas como a empresa na hora e a marca online. Mas julgo que a medida mais emblemática é a iniciativa Novas Oportunidades, porque é aquela que vai permitir que um milhão de activos em Portugal se possa requalificar e fazer parte deste jogo.

E onde tem falhado o Plano Tecnológico?

Há algumas medidas que têm sido mais difícil de pôr no terreno, nomeadamente as que têm a ver com a reformulação do sistema de inovação, que têm demorado um bocadinho mais, mas não atiro a toalha ao chão em relação a nenhuma medida.