26.4.07

Camião da diversidade está a caminho de Lisboa

in Jornal de Notícias

O Camião Europeu da Diversidade iniciou, ontem, uma volta por 19 países da Europa, para promover a igualdade de oportunidades para todos. Por Portugal passará duas vezes. É esperado primeiro no dia 13 de Julho, em Lisboa, regressando à capital do país no mês de Novembro.

Partindo da sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), o camião vai estar em 19 países da União Europeia, o que significa que vai percorrer mais de 18 mil quilómetros, procurando informar os cidadãos sobre os seus direitos em questões de igualdade de tratamento e ainda para promover o evento "2007 - Ano Europeu da Igualdade Oportunidades para Todos".

Chegar aos europeus


Segundo o comissário europeu que tutela as questões da igualdade, "é uma forma eficaz" de se chegar aos europeus. "Não fiquemos à espera de que as pessoas venham ter connosco. O Camião Europeu da Diversidade vai parar em praças, à porta de escolas; estará em feiras de emprego e festivais culturais para informar os cidadãos sobre os seus direitos, em matéria de igualdade de oportunidades. Esta é uma forma eficaz de chegarmos aos europeus", vinca Vladimir Spidla.

Refira-se que a legislação europeia antidiscriminação conta-se entre as mais avançadas do Mundo. No entanto, segundo dados de Bruxelas, apenas um em cada três cidadãos conhece os seus direitos, caso seja vítima de discriminação. Aliás, uma recente sondagem do Eurobarómetro revelou que 64% dos europeus acham que a discriminação é um fenómeno generalizado nos respectivos países e 51% consideram que não se está a fazer o suficiente para a combater.

No dia 13 de Julho, o camião é esperado em Lisboa, vindo de Madrid, e regressará à capital portuguesa a 20 e 21 de Novembro, nas duas vezes em plena presidência portuguesa da União Europeia.