17.4.07

Mais quatro milhões de desalojados devido a conflitos armados em 2006 - São mais do dobro dos de 2005

in Primeiro de Janeiro

Já são quase 25 milhões, tendo aumentado quatro milhões no ano passado. Falamos de desalojados em consequência de conflitos armados. Os números do Conselho Norueguês para os Refugiados saíram na véspera da realização de uma reunião especial para debater a situação no Iraque.

O Conselho Norueguês para os Refugiados (CNR) anunciou ontem que o número de desalojados em todo o mundo, devido aos conflitos armados, aumentou quatro milhões durante 2006, fixando-se em quase 25 milhões. “Cerca de quatro milhões de pessoas tornaram-se refugiados internos durante 2006, mais do dobro do que no ano anterior”, destacou Paul Nesse, representante do CNR, uma organização humanitária internacional com sede em Genebra. Os países com mais desalojados, originados por conflitos, são o Sudão, a Colômbia, Iraque, Uganda e República Democrática do Congo (RDCongo), seguidos pela Turquia, Birmânia e Índia. A região do Médio Oriente é particularmente afectada por este incremento de desalojados, nomeadamente devido aos confrontos entre Israel e a milícia radical islâmica do Hezbollah no Líbano, assim como pelo agravamento da situação no Iraque, que tem já 1,9 milhões de desalojados. A situação de violência que se vive neste país é, segundo peritos do CNR, uma das causas do número de desalojados no Médio Oriente.

Convenção

O representante do Conselho Norueguês para os Refugiados informou também que em finais de 2006 havia em todo o mundo 25 milhões de desalojados, um número que é “duas vezes o número de refugiados que cruzaram fronteiras e são susceptíveis de receber assistência e protecção de acordo com a Convenção de Refugiados de 1951”. As pessoas afectadas no Iraque por esta situação desde Fevereiro de 2006 são mais de 750 mil, de acordo com a instituição norueguesa, que disse ainda que estas “precisam de alimentos ou têm um acesso muito limitado a eles, assim como a trabalho, sistema sanitário, escolas e refúgio, e estão expostas a altos níveis de violência”. Este estudo, que incide principalmente no Iraque, é divulgado na véspera da realização de uma reunião especial para debater a situação no Iraque, organizada pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), hoje e amanhã, em Genebra. Foram ainda referidos os conflitos na Colômbia ou em Darfur (Sudão), que contribuem também para o aumento destes números. O documento destaca ainda as reformas no sistema humanitário internacional, que melhoraram as respostas dos vários países aos pedidos de ajuda, e alerta para a necessidade de dar resposta a estes apelos, resolvendo estas situações que são, na sua maioria, de carácter político.