24.4.07

Desemprego volta a baixar em Março

Pedro Antunes Pereira, in Jornal de Notícias

O número de desempregados no distrito de Braga desceu 2,5% no passado mês de Março, segundo dados recolhidos pelo Governo Civil nos diferentes centros de emprego, seguindo a tendência nacional de descida. Assim, no terceiro mês do ano havia

45020 desempregados inscritos contra os 46136 do mês anterior, isto é, menos 1116 pessoas, sobretudo homens, com menos de 25 anos, inscritos há menos de um ano e à procura do primeiro emprego.

Esmiuçando os dados por concelhos verifica-se mesmo que em seis deles a descida foi ainda maior em relação à média distrital. Assim, em Amares, a descida foi de 4,7%, em Vila Nova de Famalicão de 4,3%, na Póvoa de Lanhoso de 3,9%, em Braga de 3,6%, em Barcelos de 3,5%, e, finalmente, em Terras de Bouro o número de desempregados diminui 3,2%. No concelho de Guimarães, um dos mais fustigados pelo desemprego, a descida foi de 2%.

Se compararmos os desempregados inscritos com os registados no mês homólogo de 2006, a diferença é muito maior menos 4911 pessoas, o que representa uma descida de 10%, que é assim superior à média nacional. "Não ignoramos que os novos inscritos neste mês de Março atingiram os 3432, contra os 3191 do mês anterior", refere ainda o Governo Civil de Braga.

Outro indicador que sofreu melhorias em Março foi o das novas ofertas registados nos centros de emprego, que atingiu "um novo recorde" 1601 pedidos de entidades à procura de gente para trabalhar". O Governo Civil aproveitou a ocasião para deixar alguns reparos: "As colocações feitas pelos centros de emprego voltaram a crescer, embora agora só em mais 4,3%. Espera-se aqui uma resposta ainda mais eficaz de todos os centros de emprego, mas é justo referir desde já que os centros de Barcelos, Basto e Braga apresentam uma eficácia superior à média distrital, mas que deve ser claramente melhorada".