26.4.07

Barroso dá a mão a Sócrates na Europa

Inês Cardoso e Paulo Baldaia, in Jornal de Notícias

O tema dominante da agenda será o Tratado Constitucional Europeu, mas questões como a energia ou as alterações climáticas poderão também ser abordadas num encontro informal de líderes das instituições europeias, que ajudará a lançar, em Maio, a presidência portuguesa.

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia (CE), é o promotor da iniciativa marcada para 12 e 13 de Maio, que contará com o presidente do Parlamento Europeu e com os líderes dos três países que assumem, até Junho de 2008, a presidência da União Europeia - Alemanha, Portugal (a partir de Julho) e Eslovénia.

O encontro decorrerá em Sintra, segundo apurou o JN, no Hotel Penha Longa. O "principal objectivo", reconhece fonte da CE, é debater a melhor fórmula para acelerar um consenso alargado sobre a nova redacção do tratado. Uma escolha incontornável, já que o impasse, que dura desde 2005, é considerado pela mesma fonte "um dos maiores, se não o maior problema que a Europa enfrenta no momento".

A data do "encontro de reflexão" foi, nesse sentido, escolhida de forma cirúrgica. Realiza-se uma semana depois da segunda volta das eleições presidenciais francesas, que determinarão a opção por duas visões do tema. Ségolène Royal defende, em consonância com Durão Barroso, um texto detalhado e ambicioso, enquanto Nicolas Sarkozy prefere uma versão minimalista e exclusivamente centrada no funcionamento das instituições.

A França esteve, na Primavera de 2005, na origem da crise que ditou a morte do projecto de Constituição Europeia, também rejeitado em referendo pelos holandeses. O resultado das eleições do próximo dia 6 será, por isso, clarificador quanto à melhor estratégia para prosseguir a discussão que conduza a um documento sucessor consensual.

Perante a necessidade de concertar posições, a mesma fonte comunitária salienta a importância de José Sócrates poder estar durante dois dias reunido com a chanceler alemã, Angela Merkel. E reconhece, por outro lado, que o evento ajudará a preparar e lançar a presidência portuguesa.

O primeiro anúncio da reunião, feito ontem de manhã em Bruxelas por uma porta-voz da CE, Pia Ahrenkilde, suscitou ao longo do dia reacções e informações contraditórias sobre os líderes convidados para participar, chegando a ser dada como confirmada, na agência France Press, a participação do primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, e do espanhol, José Luis Zapatero.

"À luz de recentes contactos e a fim de evitar especulações sobre divisões no seio da Europa, o presidente da Comissão Europeia decidiu convidar a actual presidente do Conselho, os futuros presidentes português e esloveno e o presidente do Parlamento Europeu", viu-se obrigado a esclarecer, em comunicado emitido ao final da tarde, o gabinete de Durão Barroso.