17.4.07

Futurália arranca no Parque das Nações com ofertas de ensino, formação e emprego

Inês Boaventura, in Jornal Público

Mais de 50 mil visitantes são esperados na Feira da Juventude, Qualificação e Emprego, certame organizado pela CML e pela AIP


Aquele que é considerado o maior certame de divulgação de ofertas de ensino e de formação em Portugal, bem como a maior feira da juventude do país, pode ser visitado até sábado na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Desde 1989, ano em que esta feira bienal se realizou pela primeira vez, com a designação de Fórum Estudante e organização do Centro Universitário Padre António Vieira, mais de 500 mil jovens visitaram o certame.

A partir deste ano, a organização da CaixaFuturália - Feira da Juventude, Qualificação e Emprego vai estar a cargo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que, segundo o vereador com o pelouro da Juventude, optou por manter o modelo das edições anteriores. Uma das novidades, como explicou ao PÚBLICO Rodrigo Saraiva, foi o estabelecimento de uma parceria com a AIP, que vai assegurar a organização da Forme, uma área do certame orientada para a componente da formação contínua.

À autarquia cabe a organização do Infoforum, a feira do estudante onde vão estar mais de 100 expositores, entre instituições do ensino superior, do ensino não superior, de solidariedade e da área da juventude. Na FIL haverá ainda uma terceira área, chamada FunInfo, onde se realizarão tertúlias, peças de teatro, desfiles de moda, demonstrações de vários desportos e concertos, entre outras actividades. A expectativa de Rodrigo Saraiva é que a Futurália receba 50 mil a 60 mil visitantes.
A feira pode ser visitada entre as 10h e as 18h nos dias úteis ou entre as 14h e as 19h no sábado, dia em que termina o certame. Os bilhetes custam três euros (para quem tem Cartão Jovem) e 4,2 euros.

Logo a seguir à feira, o vereador quer lançar uma página na Internet com toda a informação disponível no Infoforum e criar um centro de informação permanente onde os estudantes possam informar-se com técnicos camarários sobre as opções existentes em termos de educação e formação. Segundo Rodrigo Saraiva, este espaço vai ser instalado no Campo Grande, onde funciona actualmente uma Loja da Juventude, mudando-se depois para Entrecampos, onde a autarquia construirá uma residência universitária com mais de 400 camas, cujo concurso deve ser lançado até ao final do ano.

O vereador adiantou ainda que, "assim que for possível", vai ser inaugurada uma casa para cerca de dez estudantes na Rua de São Bento, num edifício municipal reabilitado, e que, até ao fim de 2007, vai ser criada uma nova sala de estudo da CML, em Alcântara.