25.5.07

Câmara já começou a realojar famílias do Bacelo

in Jornal Público

A Câmara do Porto já começou a entregar habitações sociais às famílias de etnia cigana que foram despejadas das suas barracas da Rua do Bacelo em Março. Um dos elementos daquela comunidade revelou que a autarquia entregou quarta-feira à tarde chaves a quatro famílias.

"A câmara apresentou alternativas e deixou escolher a casa", disse o morador, acrescentando que as quatro famílias já contempladas, num total de 14 pessoas, estão muito satisfeitas. Na sequência das demolições das barracas onde a comunidade vivia, os 46 moradores foram colocados em pensões pagas pela Segurança Social, por um prazo de 60 dias. A autarquia justificou a demolição das barracas com a existência de perigo para a saúde pública, por ausência de saneamento básico no local.

Fonte da câmara confirmou a entrega de quatro habitações localizadas em bairros sociais na freguesia de Campanhã. As chaves foram entregues às quatro famílias no final de mais uma sessão de encontros de formação e educação, que foram estabelecidos como condição de acesso a habitação social. Lusa