25.5.07

Flor azul é o símbolo da presidência portuguesa da União Europeia

Maria João Guimarães, in Jornal Público

Luís Amado apresentou o logótipo, falou do timing difícil da presidência, mas mostrou confiança


A apresentação do logótipo da presidência portuguesa da UE marcou ontem, simbolicamente, o início da presidência portuguesa, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, numa cerimónia em Lisboa. O ministro deixou a cargo de um vídeo a apresentação do desenho, uma flor azul, formada por pétalas semitransparentes, do gabinete Albuquerque Designers (que fez a imagem da Porto 2001, por exemplo).

O logótipo foi eleito no final de um concurso, organizado por convite, do Centro Português de Design, que seleccionou cinco concorrentes. Estes foram depois apresentados a um júri de designers, presidido por Henrique Cayatte, que daqui escolheu duas propostas. Estas foram submetidas à apreciação de focus-groups, com pessoas de várias áreas, cuja reacção ditou a escolha do logótipo.

Na apresentação, era explicado que o desenho pretendeu "revelar um olhar português na representação visual da presidência da UE". A flor azul é "um símbolo de contemporaneidade portuguesa: modernidade, harmonia, mar, transparência e abertura ao futuro".

Finalmente, o desenho permite fazer a representação de cada um dos 27 países através da combinação das cores nas pétalas.

"A possibilidade do símbolo adoptar a combinação de cores de cada bandeira, confere à presidência portuguesa uma imagem construtiva, de abertura e cooperação com todos os Estados-membros da União Europeia", explicava o narrador do vídeo.
Luís Amado comentou que o desenho "sugere uma imagem de modernidade que Portugal assumiu sempre desde a sua adesão à UE".

Assumindo que o desafio da presidência é grande, em especial numa altura difícil tanto em termos de política doméstica portuguesa como europeia, Amado acha que Portugal está pronto para o desafio. "Com generosidade e tranquilidade, vamos assumir a liderança da Europa", resumiu.

Questionado sobre qual destacaria como o grande desafio da presidência portuguesa, Amado não quis eleger nenhum, sublinhando que para além da agenda é preciso ter em conta o imprevisto, "que pode galvanizar ou condicionar o exercício da presidência".
A presidência portuguesa da UE tem início oficialmente a 1 de Julho, mas a máquina já está a mover-se e ontem mostrou alguns resultados: para além da flor azul que servirá de cartão de visita da presidência portuguesa, foi também apresentada a sua porta-voz, Clara Borja, e o site da presidência na Internet, www.eu2007.pt (ainda indisponível).

A flor azul é "um símbolo de contemporaneidade portuguesa: modernidade, harmonia, mar, transparência e abertura ao futuro", diz a apresentação do logótipo, criado pelo gabinete Albuquerque Designers.