16.5.07

Futebol de rua contra a exclusão

Américo Sarmento, in Jornal de Notícias

O governador civil de Coimbra (ao centro) diz que a exclusão deve ser combatida pelos próprios exclusos


A fase final do campeonato nacional de futebol de rua vai voltar a disputar-se na Lousã, entre 5 e 7 de Junho, após o sucesso alcançado na edição do ano passado. O evento organizado pela Associação Cais, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã e Governo Civil de Coimbra, pretende contribuir para o combate à exclusão social, dando oportunidade a todos, criando laços de solidariedade e espírito de equipa.

Com uma larga participação de instituições e projectos de solidariedade social, este campeonato nacional de futebol de rua envolve 1040 jogadores, divididos por 14 distritos e 60 concelhos. A fase final disputa-se na Lousã, que se tornou na verdadeira capital do futebol de rua em Portugal. Na vila existe o único campo construído de raiz para este jogo, que se disputa entre equipas mistas, num recinto com tabelas.

Fernando Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, considera ser "uma honra" receber mais uma fase final, o que prova "o sucesso do evento em 2006", com "grande aderência dos lousanenses". Note-se que após esta fase será escolhida a selecção nacional (composta por oito jogadores) que irá disputar o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, na Dinamarca, de 29 de Julho a 4 de Agosto.

Henrique Fernandes, governador civil, considerou que "a exclusão social, em Portugal, tem condições para ser combatida pelos próprios exclusos", pelo que esta iniciativa da Associação Cais deve ser apoiada. O Governo Civil "cumpre a sua obrigação" ao fazê-lo, comentou.

As equipas mistas contam, este ano, com uma maior participação feminina, numa prova que cresceu 50% em relação a 2006. Os jogadores, com mais de 16 anos, beneficiam todos do apoio de várias intituições de solidariedade social - 110 no total.

110
instituições sociais de 14 distritos do Continente e ilhas participam no campeonato de futebol de rua.

1040
jogadores participam no campeonato nacional que tem a sua fase final na Lousã. Actualmente ainda decorrem alguns torneios distritais, que visam o apuramento para a fase final. No próximo fim-de-semana terão lugar os jogos do distrito de Lisboa e da Madeira