25.5.07

União Europeia tem de vencer bloqueio

Fernando Basto, in Jornal de Notícias

Logótipo da Presidência portuguesa da União Europeia


Obloqueio institucional que afecta a União Europeia actualmente está a impedi-la de desempenhar um papel importante no mundo. Para o ex-presidente da República Jorge Sampaio, que participou, no Porto, nas comemorações do Dia da Europa, "a força europeia pode ser usada para pôr alguma ordem na mundialização".

O ex-chefe de Estado deslocou-se, ontem, ao auditório da Fundação de Serralves, no Porto, para participar num seminário comemorativo dos 50 anos do Tratado de Roma. Apesar da importância dos temas em discussão, a audiência foi escassa, o que levou Jorge Sampaio a aconselhar uma maior mobilização dos estudantes universitários para as questões europeias.

Mesmo assim, Sampaio fez um balanço da história da UE ao longo das últimas décadas. "Não me parece que a UE possa,por mais tempo, adiar o desafio que a História lhe coloca e que obriga dirigentes e povos a desatar o nó do actual bloqueio institucional", realçou.

Para tanto, Jorge Sampaio realçou ser necessário resguardar "o essencial de uma unidade que tem sido garantia de progresso", de forma a que a UE "não fique enredada num pequeno denominador comum, que lhe retira capacidade de acção, lhe rouba ambição e a demite das responsabilidades que os europeus lhe confiaram".

Num olhar 15 anos atrás, até à assinatura do Tratado de Maastricht, que criou a política externa e de segurança comum, o ex-presidente português concluiu que "os resultados ficaram bastante aquém das expectativas, mas estão longe de serem todos negativos".

Jorge Sampaio considerou que a UE tem vindo a melhorar a credibilidade. Como exemplos, citou a luta contra o terrorismo, a cimeira sobre o desenvolvimento sustentável, a criação de tribunais internacionais e o envio de forças militares para regiões de conflito.