22.5.07

Plataforma quer dar a conhecer o trabalho das ONG

Sofia Branco, in Jornal Público

LPM Comunicação lança-se na assessoria a organizações não governamentais e instituições com o projecto gratuito Causas.net. Vão ser abrangidas 13 organizações


O papel social das organizações da sociedade civil não tem tido a devida visibilidade mediática. Esta é, pelo menos, a convicção da empresa LPM Comunicação, que, com o objectivo de aperfeiçoar a comunicação instituições-cidadãos, lança hoje o projecto de assessoria Causas.net, com o slogan Comunicar por um mundo melhor.
A iniciativa, prestada a título pro bono pela LPM e patrocinada pelo Banco Espírito Santo, é "uma via de dois sentidos". Por um lado, pretende "qualificar a capacidade de comunicação" das ONG portuguesas e, por outro, promover uma "agenda da sustentabilidade" e "políticas de responsabilidade social", disse ao PÚBLICO o gestor do projecto, Jorge Costa.

A plataforma on-line concebida pela empresa de comunicação e relações públicas passa por divulgar as actividades das associações portuguesas e, simultaneamente, disponibilizar "uma sala de imprensa virtual" que lhes facilite a informação. "A importância das organizações não tem encontrado correspondência na sua visibilidade", avalia Jorge Costa.

A assessoria será prestada organização a organização, embora também pretenda promover "causas comuns": os direitos humanos, a cooperação para o desenvolvimento, a solidariedade social.

São 13 as organizações não governamentais, associações sem fins lucrativos e instituições particulares de solidariedade social que vão receber os serviços prestados pela LPM: Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro; Amnistia Internacional - Secção Portuguesa; Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; Associação Portuguesa Contra a Leucemia; Associação para o Planeamento da Família; Conselho Português para os Refugiados; Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social; Intercooperação e Desenvolvimento; Médicos do Mundo; Novo Futuro; Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal; União de Mulheres Alternativa e Resposta. Porém, adiantou Jorge Costa, a plataforma "é um projecto em aberto", que poderá vir a incluir mais beneficiários no futuro.

Com o Causas.net, a LPM homenageia os "milhares de cidadãos" que "dedicam o melhor do seu esforço" a construir uma "solidariedade sem fronteiras", explicita a "carta de intenções". Esse "esforço", realça a empresa de comunicação, interpela toda a sociedade e, portanto, deve ser, pelo menos, por ela reconhecido.