18.12.07

Cavaco Silva hoje entre sem-abrigo e ex-reclusos

in Diário de Notícias

O Chefe do Estado, Cavaco Silva, visita hoje quatro instituições de solidariedade social que trabalham com situações de exclusão extrema, como os sem-abrigo e ex-reclusos.

A Comunidade Vida e Paz, que apoia os sem-abrigo, a Casa de Saúde da Idanha, para mulheres com doença mental, a Associação Acreditar, que acolhe crianças em tratamentos oncológicos, e a associação "O Companheiro", para a integração de ex-reclusos, foram as instituições escolhidas por Cavaco Silva.

A mensagem que o Presidente da República irá deixar nas visitas àquelas quatro instituições insere-se "na mesma linha de preocupação que esteve subjacente" ao Roteiro para a Inclusão, cuja última etapa decorreu em Dezembro do ano passado.

Na quadra de Natal, o Presidente da República vai dar este ano destaque ao trabalho de instituições particulares de solidariedade social que contribuem para a integração de pessoas "em situações de exclusão extremas", disse fonte da Presidência.

"São situações em que a exclusão social começa na própria família. Quer no caso dos sem-abrigo, nos casos de internamentos prolongados, ou dos reclusos, muitas vezes é a própria família que se afasta", frisou.

O Chefe do Estado, que será acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva, irá alertar para o papel da família e do voluntariado na integração social de pessoas em recuperação de problemas como o alcoolismo ou a toxicodependência, na Comunidade Vida e Paz, adiantou fonte de Belém.

Sem recurso a terapêuticas de substituição, a Comunidade Vida e Paz assegura, na recuperação, uma taxa de sucesso de 70 por cento, de acordo com dados da Presidência da República.

Ainda durante a manhã, Cavaco Silva visita o lar feminino da Casa de Saúde da Idanha, em Belas, que presta cuidados de saúde mental e psiquiatria desde a prevenção à reabilitação.

À tarde, o Presidente da República visita a primeira casa da Associação Acreditar, que acolhe crianças em tratamentos oncológicos e respectivas famílias durante o período de ambulatório.

A associação O Companheiro, criada em 1987 para a reintegração social e profissional de reclusos e ex-reclusos, é o último ponto do programa de Cavaco Silva. Nestas duas últimas visitas, o Presidente da Repú- blica irá "dar um sinal de reconhecimento público" das instituições e dar destaque à contribuição e trabalho dos voluntários.