13.12.07

O País oculto

Maria José Nogueira Pinto, in Diário de Notícias

O País oculto não se mostra e raramente se visita. Existe para além do que nos vai ocupando, e a sua expressão mais conhecida é estatística. É o Portugal dos indicadores que escondem caras e corações mas revelam causas e efeitos. Recentemente, a propósito de um trabalho que tive de fazer, debrucei-me sobre alguns desses indicadores e vale a pena referi-los.

Aumenta o desemprego com uma taxa acima da média da UE-25; mais de 70% da população empregada possui um nível de escolaridade igual ou inferior ao 3.º ciclo do ensino básico; os portugueses ganham menos 40% do que a média dos países comunitários; o nível de endividamento ultrapassa em 24% o rendimento anual dos agregados. Aumenta a carga fiscal e sobem as taxas de juro.

Quanto à demografia, regista-se um aumen-to da esperança média de vida. Seria verdadei-ramente um ganho se a situação dos idosos portugueses fosse outra. Assim, para muitos, signi-fica viver mais tempo em más condições. Em contrapartida, diminui o número de famílias com filhos e diminui o número de filhos por fa-mília, consolidando-se a predominância dos agregados constituídos por 2-3 pessoas; aumenta a idade da mãe ao nascimento do primeiro filho.

Um indicador de saúde merece particular atenção e apreensão: 27,6% da população, com 15 anos ou mais, está afectada por sofrimento psicológico e, consequentemente, medicada...

Mas se falarmos, tecnicamente, de pobreza, verificamos que Portugal é o país da UE com maior desigualdade na distribuição do rendimento e o que apresenta, de forma consistente, taxas mais elevadas de risco de pobreza. A pobreza persistente está acima dos valores comunitários e aumenta o risco de pobreza nas famílias monoparentais.

Confirma-se que as crianças são um grupo de risco elevado e regista-se o aumento das situações de maus tratos identificados por estabelecimentos de saúde e consequente aumento do número de processos judiciais.

Aumenta o número de mortes provocadas por consumo excessivo de estupefacientes, enquanto diminui a quantidade de droga apreendida e aumenta a criminalidade associada ao consumo de droga (contra pessoas e contra o património). Portugal é o país da UE com maior prevalência de sida entre os consumidores de droga injectável.

Aumenta o número de crimes de violência doméstica, 70% dos quais são entre conjuges, registando-se a prevalência de vítimas do sexo feminino; verifica-se um aumento do consumo do álcool, principalmente entre mulheres.

Chegados a este ponto, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. Podemos dizer que alguns indicadores (do país que se vê) melhoraram e que estes sempre foram maus. Que enquanto uns abandonam precocemente a escola ou engrossam a coluna do insucesso escolar, outros brincam com computadores oferecidos por um qualquer programa governamental. Que o país que conta está melhor e este, porque não melhora, deixará de contar. Ou como alguém optimisticamente lembrou, os Estados Unidos também têm muitos pobres, e então? Ou podemos perceber que estes números são a expressão numérica do nosso fracasso e a mais forte ameaça ao nosso destino colectivo. Porquê?

Primeiro, porque as causas são antigas. Projectos e programas que configuraram as políticas públicas, nos últimos vinte anos, fracassaram por falta de continuidade e (ou) de recursos, caindo num constante e inútil casuísmo. Segundo, porque estas questões não são uma prioridade política do Governo, que se prepara para, nas próximas eleições, dar uma versão plastificada do País, uma espuma colorida de slogans superficiais. Terceiro, porque estes números referem-se a pessoas, à sua condição e circunstância. Pessoas dependentes que, só por si, não têm capacidade para mudar.

Todas somadas, representam uma parte significativa da nossa população. A que se junta uma pobreza envergonhada que vai ao Banco Alimentar mais facilmente do que à Segurança Social, e que ainda não vem nas estatísticas.

São o potencial humano do País. Um copo meio vazio. E nem a displicente e quase elegante modernidade de José Sócrates bastará para o encher.