12.12.07

Portuguesa defende voz das crianças

in Jornal de Notícias

Rita Sobral, uma portuguesa de 17 anos, discursa hoje em nome dos jovens da União Europeia, na segunda sessão especial das Nações Unidas sobre as crianças, em Nova Iorque.

A jovem, estudante na Escola Alemã, em Lisboa, integra a delegação portuguesa liderada pela secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz (na qualidade de representante da presidência portuguesa da UE). Escolhida pela Unicef, Rita usará parte do tempo destinado à secretária de Estado para discursar.

Na sua intervenção, defenderá que as crianças e jovens devem ser mais activos, para que as suas reivindicações sejam ouvidas não só em sessões especiais como a que decorre na ONU, mas também em todos os dias do ano. Para a aluna da Escola Alemã, os jovens devem estar cientes do papel que têm a desempenhar e não ter vergonha de ter voz, porque são o presente e o futuro.

"É importante que nós também façamos um esforço para ser ouvidos. Temos de lutar. Estou aqui para enfatizar o facto de a participação das crianças ser vital em assuntos políticos que têm a ver com elas", disse Rita Sobral à agência Lusa.