20.12.07

Projecto experimental recuperou num ano 90% dos maus alunos

Inês Schreck, in Jornal de Notícias

Educação continua a ser prioridade da Autarquia de Matosinhos


O programa de combate ao insucesso escolar que se encontra em fase experimental nas escolas primárias de S. Mamede de Infesta e Perafita, em Matosinhos, conseguiu, ao fim de um ano, recuperar 90% dos alunos que apresentavam dificuldades na aprendizagem. Os resultados "surpreenderam" o Executivo, que vai alargar o projecto a todo o concelho em 2008.

"Ficámos surpreendidos com o resultado da experiência. Faz sentido ter o programa em todas as freguesias", anunciou, ontem, Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, durante a apresentação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2008.

O projecto, explicou o autarca, passa pela colocação na escola de um conjunto de psicólogos que detecta as dificuldades das crianças e depois intervém junto da família. Ao aluno é então estabelecido um programa para o ajudar a suprir as dificuldades, na maioria das vezes, a nível oral e da escrita. "Nas escolas de Perafita e S. Mamede foram detectadas 100 crianças com dificuldades. 90 estavam recuperadas ao fim de um ano", salientou Guilherme Pinto.

A Educação continua a ser uma das bandeiras do Executivo que, em 2008, vai concluir a remodelação/ampliação de nove escolas primárias, seis das quais com jardim-de-infância. "Será o maior boom de construção de escolas que Matosinhos alguma vez conheceu", valorizou o presidente da Câmara, lembrando que os melhoramentos resultam das alterações impostas pelas regras da "Escola a Tempo Inteiro".

No próximo ano, a aposta do Executivo vai também para a simplificação da vida aos cidadãos. O já anunciado Gabinete do Munícipe vai ser uma realidade e será implementado um sistema informático para melhorar a resposta aos pedidos dos matosinhenses.

Piscina em Matosinhos-Sul

No que toca a obras, além das escolas, continuam as intervenções no cine-teatro Constantino Nery, nos mercados municipais de Matosinhos e Angeiras, e na marginal da Boa Nova. A marginal de Matosinhos-Sul vai receber dois novos equipamentos - uma piscina de água salgada e um restaurante - para além dos apoios de praia, a instalar pela APDL (três pequenos bares e um espaço para a escola de surf). Segundo Guilherme Pinto, vai ser aberto em 2008 um concurso público para a construção da piscina e do restaurante, cujo investimento deverá ser suportado por privados ou por fundos comunitários.

Considerando que o Orçamento para 2008 é de "consolidação" - porque "abrange a maioria dos compromissos anunciados para o mandato" - e de "abertura" - porque "inclui preocupações e sugestões de outras forças políticas" (apesar de não especificar quais) - Guilherme Pinto destacou a "saúde financeira invejável" da Câmara, geradora de 75% das suas receitas. A Autarquia atingiu 50% do limite de endividamento estabelecido pela Lei das Finanças Locais, uma "folga" que o autarca admite mobilizar apenas para a Educação ou para a formalização das candidaturas de projectos ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

120 milhões de euros é a despesa da Câmara prevista para 2008. Deste total, quase 40% são despesas de investimento. Os gastos com pessoal representam 19,4%.

Apoio a idosos alargado a mais freguesias

O projecto "Matosinhos Amigo", que leva assistência técnica ao domicílio de idosos, vai ser alargado a todo o concelho no próximo ano. O projecto começou em Julho, nas freguesias de Matosinhos e de Leça da Palmeira.



Unidades de saúde familiares em obras

A construção da Unidade de Saúde Familiar de Custóias deverá começar em 2008, bem como a implantação da de Leça do Balio e a beneficiação da de Perafita.

Expansão das ciclovias

Para onde e por quantos quilómetros Guilherme Pinto não disse, mas deixou perceber que a rede de ciclovias vai crescer.

Animação cultural

Aos hospitalários nos Caminhos de Santiago e ao desembarque na Memória, a Autarquia vai acrescentar, em 2008, a recriação da lenda do cavaleiro Cayo Carpo. A programação do Constantino Nery, que já está a ser feita apesar do espaço estar em obras, vai continuar na agenda para que possam ser alocados espectáculos que garantam o êxito do cine-teatro na abertura.

"Call center" na Câmara A estrutura visa melhorar a resposta aos telefonemas dos munícipes.