18.12.07

Conferência Europeia das Comissões Justiça e Paz denuncia falhanço no primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio

in Agência Ecclesia

A Conferência Europeia das Comissões Justiça e Paz vai levar a efeito uma acção conjunta que pretende chamar a atenção para o facto da economia mundial não estar a conseguir realizar o primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, relacionado com a redução para metade da pobreza extrema até ao ano de 2015.
A Conferência reúne 31 Comissões das Conferências Episcopais da Albânia, Áustria, Bélgica (flamenga e valona), Bósnia e Herzegovina, Croácia, República Checa, Dinamarca, Inglaterra e Gales, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Escócia, República Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Sérvia, Suiça, Ucrânia, Lituânia e Roménia.

Esta acção vai traduzir-se na realização de uma exposição internacional de obras de arte de artistas europeus de renome, a realizar no Hall do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Primavera de 2008.

As obras de arte deverão ser inspiradas pela pobreza no mundo, com vista a sensibilizar a opinião pública, as elites e os responsáveis pela realização dos Objectivos de Desenvolvimento dos Milénio (pensadores, economistas, empresários, etc.). Já está assegurada a publicação, em 2008, de um catálogo, com a reprodução fotográfica de todas as obras, com o nome, idade e local de nascimento dos artistas convidados para a exposição.

A Comissão Justiça e Paz de Portugal (CNJP) foi convidada a participar na exposição, para o que deve contribuir com o empréstimo de cinco obras de artistas portugueses (preferentemente pinturas, mas está também prevista a inclusão de fotografias).

Sendo assim, a Comissão Nacional Justiça e Paz convida os eventuais interessados a enviarem, para posterior selecção, fotografias de obras de arte relacionadas com a pobreza. Serão seleccionadas cinco obras, para figurarem no catálogo a publicar no próximo ano e para participarem na exposição a realizar no Hall do Parlamento Europeu,.. Trata-se de uma oportunidade para nos associarmos à actual luta contra a pobreza, bem como para darmos a conhecer no exterior obras dos nossos criadores.


O endereço electrónico da Comissão Nacional Justiça e Paz é o seguinte: cnjp@sapo.pt. As fotografias deverão ser enviadas até ao dia 10 de Janeiro de 2008.