18.12.07

Toxicodependentes a cargo de associações

Inês Schreck, in Jornal de Notícias

Na sequência do fim do projecto de combate à exclusão social "Porto Feliz", o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), que acolheu os utentes em tratamento e a Casa de Vila Nova, entregou, ontem, à associação Norte Vida a gestão do Gabinete de Apoio e do Programa de Substituição Opiácea em Baixo Limiar de Exigência e às associações Filos e SAOM a gestão das equipas de rua. Estes projectos visam assegurar a continuidade dos cuidados com os toxicodependentes, até aqui apoiados pelo "Porto Feliz", reforçar o apoio de rua e referenciar "aqueles que necessitando não procuram ajuda". Por outro lado, a Unidade Residencial das Doze Casas fica assegurada pela gestão da associação SAOM.

Segundo um comunicado do IDT enviado ontem às redacções, "os cerca de 50 utentes ao cuidado do programa Porto Feliz participam num processo de integração nas nossas unidades de tratamento, observando os respectivos contratos terapêuticos e os compromissos dos projectos de reabilitação em curso, de acordo com linhas de orientação cientificamente testadas".

Recorde-se que a Câmara do Porto, mentora do "Porto Feliz", entrou em ruptura com o IDT durante a negociação de um novo acordo que alterava a filosofia do programa, ajustando-a à aplicada no país. Depois de vários meses de conversações, Rui Rio anunciou o fim do projecto, em Julho passado, atirando responsabilidades para o Governo. Entre outros argumentos, o presidente do IDT, João Goulão, alegou ter dúvidas sobre o programa do ponto de vista técnico-científico e considerou-o caro face aos resultados obtidos.

No mesmo comunicado, o IDT elogia o "grande sentido de responsabilidade, competência técnica e solidariedade institucional do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, do Instituto da Segurança Social, da Administração Regional de Saúde do Norte, do Hospital de Magalhães Lemos e da equipa técnica do IDT nomeada para o efeito", considerando que estes apoios foram decisivos para garantir "o respeito por compromissos assumidos com utentes".

A forma "integrada" como se desenrolou o processo deixa o IDT "optimista para a implementação do Programa Operacional de Respostas Integradas na cidade do Porto". O Instituto dá ainda conta de que fez obras de beneficiação na Casa de Vila Nova, que se encontrava degradada.