2.8.10

Bancos mais endividados da Europa precisam de refinanciar 93 mil milhões de euros de dívida este ano

in Jornal de Notícias

Os bancos mais endividados da Europa precisam de refinanciar 122 mil milhões de dólares (cerca de 93 mil milhões de euros) em obrigações este ano, suportando taxas de juros mais altas, segundo a agência de informação europeia Bloomberg.

O banco italiano Intesa Sanpaolo é o que tem a maior dívida, que ascende a 28 mil milhões de dólares (21,4 mil milhões de euros), seguido da UniCredit com 21 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros), de acordo com os dados compilados pela Bloomberg.

No total, os bancos italianos têm de refinanciar este ano 69 mil milhões de dólares (52,7 mil milhões de euros) de obrigações e 157 mil milhões de dólares (120 mil milhões de euros) em 2011, enquanto os espanhóis têm 28 mil milhões de dólares (21,4 mil milhões de euros) este ano e 73 mil milhões de dólares (55,8 mil milhões de dólares) em 2011 de dívida que precisa de ser paga.

As entidades bancárias dos países periféricos da Europa têm tido dificuldades no acesso ao mercado da dívida desde Abril, com os investidores a recearem que os governos não consigam reduzir os défices orçamentais, embora nas últimas semanas a pressão dos mercados tenha abrandado.

"Ainda existe ainda uma forte nuvem de pessimismo que paira sobre os mercados", disse, no entanto, Peter Chatwell, do Credit Agricole, citado pela Bloomberg.

"O acesso ao financiamento será um bom teste, tal como o foram os testes de resistência" levados a cabo pelo Comité Europeu de Supervisores Bancários a 91 bancos europeus e nos quais apenas sete falharam, acrescentou.

O banco Santander, maior banco de Espanha, que tem 14,2 mil milhões de euros de títulos que vencem este ano e 25,8 mil milhões de euros em 2011, pagou mais juros 50 por cento a 29 de julho do que na emissão de dívida de fevereiro, enquanto o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), com 5,1 mil milhões de euros que vencem no final do ano, pagou o dobro.

Os 24 títulos do índice de referência Stoxx 600 originários em Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha têm 271 mil milhões de dólares para refinanciar até ao próximo ano e 230 mil milhões de dólares em 2011.