4.8.10

«Vingança étnica»: jovem de 14 anos colocava vídeos anti-ciganos na net

in IOL Diário

Vídeos ainda estão alojados no YouTube. Clima de tensão agrava-se em Elvas


Um rapaz de 14 anos publicou vários vídeos no YouTube incentivando à «violência étnica» contra a comunidade cigana de Elvas. O jovem já foi identificado e interrogado pela PJ.

Os vídeos - intitulados «porrada nos ciganos» - continuam alojados no site. No entanto, já foi desactivado o blogue do mesmo suspeito. Nos filmes podem ver-se, ainda que com má qualidade, dois actos de vandalismo sobre carrinhas de indivíduos de etnia cigana.

Dois dos vídeos dizem respeito ao incidente do passado dia 29 de Março que levou à identificação do rapaz, que terá ateado fogo a uma viatura que ficou quase totalmente destruída.

Fonte policial contou ao «Diário de Notícias» que o clima de tensão com a comunidade cigana de Elvas começou em Fevereiro, quando cinco bombeiros foram hospitalizados com ferimentos graves provocados por uma explosão de pólvora num incêndio num acampamento cigano da zona. Dias antes, tinham sido agredidos no mesmo local.

Já no início do mês de Março, a Câmara Municipal de Elvas ordenou a demolição das barracas do acampamento das Fontainhas. As quatro famílias ciganas que aí viviam foram realojadas no Bairro de São Pedro, junto ao quartel dos bombeiros, onde residem outras famílias «rivais».

«O clima de tensão no local era evidente e começou a ser acompanhado das mensagens na Internet a incentivar à violência», disse a fonte policial.

«Está a viver-se um ambiente muito mau, há quem não nos queira cá», afirmou um morador, que não quis ser identificado.