6.8.10

Trichet optimista sobre indicadores económicos

in Jornal de Notícias

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse ontem que os indicadores económicos já disponíveis referentes ao terceiro trimestre são "melhores do que previsto".

"Os dados disponíveis do terceiro trimestre são melhores do que o previsto", disse o responsável na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do conselho de governadores do BCE.

O banco central decidiu manter a taxa de juro directora em 1% pelo 15.º mês consecutivo, o nível mais baixo desta taxa desde que foi criada a união monetária, em 1999.

A instituição manteve ainda inalteradas a taxa marginal de crédito e a taxa de depósitos, em 1,75% e 0,25%, respectivamente. O responsável considerou "apropriados" os actuais valores destas taxas.

A suportar a decisão relativa à taxa directora, estará, segundo os analistas, o facto de não existirem pressões inflacionistas na Zona Euro, uma vez que o controlo de preços é a principal função da instituição. A inflação avançou para 1,7% em Julho, contra os 1,4% registados no mês anterior, mas ainda está abaixo do limite de 2% fixado pelo BCE.

Apesar das perspectivas positivas para o terceiro trimestre, Trichet acrescentou, no entanto, que o crescimento da Zona Euro deve continuar "moderado" e "desigual".

Entretanto, durante a visita a Atenas, os técnicos do BCE elogiaram a implementação do pacote orçamental grego, salientando que as metas orçamentais de Junho chegaram mesmo a ser superadas. Mas deixou o alerta: a Administração Local está a ter dificuldades em atingir os seus objectivos, o que pode obrigar o Governo a aumentar a pressão sobre a execução orçamental deste subsector. Segundo um comunicado emitido pela autoridade monetária europeia, o plano de consolidação grego teve um "começo forte" e foi "vigorosamente implementado".

Na visita a Atenas, os técnicos do BCE, que se fizeram acompanhar de uma equipa do FMI e outra da Comissão Europeia, puderam até verificar que algumas das reformas estão mesmo adiantadas em relação ao calendário inicial.