2.8.10

Crescimento da indústria maior do que esperado na Europa

in Jornal de Notícias

O crescimento da indústria na zona euro acelerou mais do que esperado em Julho, apontando para uma recuperação das exportações na Europa.

De acordo com o indicador produzido pelo Markit Economics, segundo o qual uma leitura acima dos 50 pontos significa expansão, os 16 países da zona euro conseguiram aumentar a produção industrial de 55,6 (de junho) para 56,7 pontos.

O valor observado representa um máximo de três meses e supera as estimativas dos analistas ouvidos pela agência financeira Bloomberg.

Os fabricantes europeus ajudaram a apoiar a recuperação da região, acelerando a produção para responder às necessidades mundiais de exportação.

A Volkswagen AG, o maior fabricante automóvel da Europa, anunciou no final da semana passada o seu maior lucro trimestral em dois anos.

Ainda assim, o crescimento da produção chinesa desacelerou em julho, havendo indicações que nos EUA a mesma situação tenha ocorrido, sugerindo que os exportadores podem ter dificuldades para manter o crescimento dos lucros.

"O impulso que temos visto nos últimos meses não vai ser mantido", disse à Bloomberg Ralph Solveen, economista do Commerzbank em Frankfurt.

"O crescimento vai enfraquecer, mas não vai apontar para um final de recuperação. É uma normalização após um arranque inicial", acrescentou.