9.8.10

Beneficiários da sopa ajudam a prepará-la

Helena Norte, in Jornal de Notíciasem>

Todas as noites, voluntários preparam e distribuem sopa a cem pessoas carenciadas do Porto. A "Sopa da Cruzada" já serviu milhares de refeições, em pouco mais de um ano, e tem uma particularidade: metade dos voluntários é também beneficiário.

A ideia surgiu da necessidade, explica António Campos, presidente da Cruzada de Bem-Fazer de Campanhã, uma instituição criada em 1958 com o intuito principal de vestir as crianças pobres do Porto e que foi alargando o âmbito do apoio à população da zona circundante à estação ferroviária.

No ano passado, os responsáveis da Cruzada aperceberam-se de que havia um número crescente de pessoas, idosos principalmente, que não jantava, seja por dificuldades económicas, seja por limitações físicas para confeccionar uma refeição.

Da ideia à prática não demorou muito. A instituição pediu à Junta da Freguesia de Campanhã a cedência, das 18 às 22 horas, das instalações do Centro Social, à Corujeira, para lá confeccionar a sopa. Foi conseguido o espaço e um apoio financeiro que permite comprar os ingredientes necessários. Alguns fornecedores oferecem legumes, fruta e outros produtos frescos. "Sempre que possível, damos também sobremesas e, uma vez por mês, confeccionamos uma refeição completa", explica António Campos.

Quanto ao trabalho, é totalmente assegurado por uma bolsa de 15 a 20 voluntários. Cerca de metade da equipa é constituída por pessoas que também levam a sopa para casa. "Ser voluntário não deve ser só para quem está bem na vida. Quem precisa, também deve trabalhar e dar algo em troca do benefício que recebe", defende o mesmo responsável.

A sopa é entregue no Centro Social para que possa ser consumida em casa. No início, os beneficiários eram principalmente idosos, mas agora há família inteiras.