31.8.10

Sócrates diz que fez reforma grande mas silenciosa na construção de uma rede de creches

in Jornal de Notícias

O primeiro-ministro afirmou hoje, terça-feira, que os seus governos fizeram nos últimos cinco anos uma reforma "silenciosa, mas grande," na rede de creches, dizendo que Portugal já ultrapassou a meta europeia em termos de cobertura.

José Sócrates falava após ter participado numa cerimónia de inauguração algo original de uma nova creche/jardim infância junto a um hipermercado da Amadora do grupo Auchan, com capacidade para 141 crianças entre os três e os cinco anos.

No ato de inauguração, tanto o primeiro ministro, como a ministra do Trabalho, Helena André (também presente na cerimónia), foram convidados a calçarem luvas de plástico brancas, a meterem as mãos em latas de tinta e depois a marcarem as suas mãos numa das paredes da escola.

A tinta colocada à disposição de José Sócrates era cor de laranja, o que motivou comentários irónicos da parte de alguns dos presentes, aos quais o primeiro ministro reagiu de forma imediata: "[cor de laranja] é a cor que se aproxima mais do vermelho", disse.

Tendo o presidente do Grupo Auchan, Eduardo Igrejas, ao seu lado, o primeiro ministro começou por elogiar o sentido de "responsabilidade social" evidenciado por este grupo económico em relação aos seus trabalhadores, particularmente no que toca aos objectivos de conciliação entre a vida profissional e familiar.

A seguir, Sócrates falou de política e fez um balanço da actividade dos seus governos em relação à construção de uma rede de creches de Portugal.

"Ao longo destes últimos cinco anos as coisas mudaram muito e não me cansei de chamar a atenção para a necessidade de se resolver o problema crónico da falta de investimento em creches. Mas chegamos a 2010 e podemos dizer que o Estado Português irá suplantar o objectivo europeu (de ter mais de 33 por cento de crianças integradas na rede de creches), atingindo no final deste ano 36 por cento", sustentou.

Para José Sócrates, nos últimos cinco anos e meio, "houve em Portugal uma reforma silenciosa, mas grande, ao nível da rede de creches".

José Sócrates deixou também a entender que os seus sucessores no cargo de primeiro ministro terão daqui para a frente mandatos mais fáceis nas vertentes das redes de creches e da educação pré-escolar.

"Uma das minhas ambições é que, daqui a uns anos, quem se ocupar da política, não se ocupe com tanta urgência de áreas em que tínhamos um tão grande atraso", declarou.

Após as intervenções dos presidentes do Grupo Auchan e do presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, a ministra do Trabalho salientou a importância deste novo espaço para a infância, o Colégio Rik & Rok, já que "aliará a qualidade à proximidade".

"Esta creche está implantada exactamente junto ao local de trabalho da maioria dos pais das crianças. Este não é um investimento qualquer no âmbito do programa Pares, porque tem na sua génese um grupo empresarial", salientou.

O presidente do Grupo Auchan disse que o colégio representou um investimento de 1,9 milhões de euros, empregará 27 pessoas e tem capacidade para receber 146 crianças entre os 3 e os 5 anos.

Este grupo Auchan vai construir novas creches nos hipermercados de Almada, Alfragide, Matosinhos e Maia -- investimento global superior a oito milhões de euros, mas em que parte do financiamento (cerca de 50 por cento) será concretizado através do Estado.