17.5.11

Eurodeputada Patrão Neves promoveu a visita de representantes da solidariedade social da Região ao Parlamento Europeu

in Azoresdigital

Na sequência da declaração de "2011 - Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam a Cidadania", a Eurodeputada Patrão Neves promoveu uma visita ao Parlamento Europeu de um grupo de açorianos fortemente ligados ao trabalho voluntário e de solidariedade social das nove ilhas, incluindo no grupo representantes das Santas Casas da Misericórdia de todas as ilhas, da Cruz Vermelha, Caritas São Miguel e Terceira, Casa dos Gaiatos, Rotários e Lions.

Patrão Neves afirmou que "Um dos propósitos desta visita foi o de tomarem conhecimento dos principais objectivos do "Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam a Cidadania" e de alguns dos muitos projectos de expressão europeia que estão a ser promovidos, nomeadamente a apresentação de uma comunicação sobre o Voluntariado da Comissão Europeia, a proposta de políticas neste âmbito para 2012 e a preparação de uma Carta Europeia dos Direitos dos Voluntários, a ser apresentada ainda no segundo semestre de 2011". Como segundo propósito, Patrão Neves aponta no sentido de que "pretendi que não só tomassem conhecimento das actividades e projectos em curso em Portugal no âmbito do "Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam a Cidadania", mas também o de encetarem projectos de intervenção para a promoção do voluntário nos Açores".

Desta forma, foram incluídos no plano de trabalho desta visita uma palestra, seguida de debate, por Ekaterini Karanika, responsável da Comissão Europeia pelo Ano Europeia do Voluntariado e por Elza Chambel, Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Cada uma destas responsáveis apresentou o que tem sido feito nos respectivos contextos e também as acções que estão em curso, tendo-se disponibilizado informação sobre ambos (realizações e projectos) e também indicado vias para que cada um dos presentes possam optar pelas melhores formas para incentivar o voluntariado na respectiva ilha em que estão situados.

Desta forma, Patrão Neves afirma que "com a presença e intervenção dos principais responsáveis, no plano europeu e nacional, pelo voluntariado, e reunindo representantes das nove ilhas dos Açores, acredito ter construído condições favoráveis para o desenvolvimento do movimento voluntário nos Açores".

Esta iniciativa junta-se ao "Roteiro pelo Voluntariado", promovido pela Eurodeputada Patrão Neves, que engloba visitas a diferentes instituições dedicadas a diversas vertentes de solidariedade social, percorrendo todas as nove ilhas dos Açores, com o objectivo de dar visibilidade e valorizar o trabalho de voluntariado, mobilizar os cidadãos para se tornarem voluntários, identificar os principais problemas com que se depara a prática do voluntariado nos Açores, incentivar a que a problemática do voluntariado seja pensada nos Açores, como acontece em toda a EU no âmbito deste Ano Europeu que se lhe dedica, contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária.

Patrão Neves já visitou instituições nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial e finalizou referindo que "o meu objectivo com o Roteiro nas ilhas sobre o Voluntariado e com a organização deste grupo de voluntários ao Parlamento Europeu é o de chamar a atenção para a importância social do serviço voluntário e de promover a sua implementação nos Açores. Nos Açores não temos números sobre os voluntários, mas a percepção geral, partilhada pela Elza Chambel, é a de que será baixo. Paralelamente, até ao presente não tem havido iniciativas gerais de promoção do voluntariado nos Açores."