8.3.23

Desemprego estabiliza na Europa, Portugal já está entre os cinco piores

Rita Robalo Rosa,  in Expresso

A taxa de desemprego estabilizou na União Europeia, mas com a subida em janeiro em Portugal, o país tem agora a quinta taxa mais alta. Espanha lidera com uma taxa de desemprego de 13%A taxa de desemprego em janeiro de 2023 fixou-se em 6,7% na zona euro e em 6,1% na União Europeia (UE), o que representa uma redução face a janeiro de 2022 (6,9% e 6,3%, respetivamente). Face a dezembro o desemprego estabilizou em ambos os casos, indicam os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira. Portugal tem, contudo, dos níveis de desemprego mais elevados.

O gabinete estatístico europeu “estima que 13.227 milhões de homens e mulheres na UE, dos quais 11.288 milhões na zona euro, estavam desempregados em janeiro de 2023”. Ou seja, menos 318 mil pessoas na UE e 220 mil na zona euro na variação homóloga.

Relativamente ao género, a taxa de desemprego é maior nas mulheres que nos homens, e nos homens ela até desceu em relação a dezembro. Assim, no mês em análise, a taxa de desemprego das mulheres era de 6,5% na UE e a dos homens era de 5,7%.

No caso do emprego jovem parece estar novamente a recuperar. Se nos últimos meses tinha subido, em janeiro a taxa de desemprego entre os jovens (menos de 25 anos) desceu na UE tendo atingido os 14,4% (14,5% em dezembro). Por outro lado, na zona euro subiu de 14,3% para 14,4%, mas tem de se ter ainda em conta de que os dados passaram a incluir a Croácia (que entrou na zona euro apenas em janeiro de 2023).

Portugal tem das taxas de desemprego mais elevadas

Em janeiro, Espanha registou novamente a taxa de desemprego mais elevada da UE (13%, o mesmo que em dezembro), seguindo-se a Itália e o Chipre (7,9% e 7,4%, respetivamente). Contudo, não há ainda dados da Grécia que, em dezembro, tinha uma taxa de 11,6%.

Portugal tem a quinta taxa de desemprego mais elevada (7,1%), e fica acima da média europeia. Portugal tem a mesma taxa que a Finlândia e a França.

Em sentido inverso, a taxa de desemprego mais baixa é encontrada na Chéquia (2,5%), seguida da Polónia (2,8%).