1.5.07

Desemprego e muita chuva no 1.º de Maio

in Jornal de Notícias

Será debaixo de chuva, e com uma greve à vista, que três centrais sindicais vão celebrar, hoje, o Dia do Trabalhador. A meteorologia promete desajudar às comemorações, centradas nos apelos a emprego de qualidade e desemprego mais baixo.

Tal como a chuva, a CGTP promete percorrer o país. A maior concentração é esperada na capital, logo a partir das 9 horas, mas o comício só começará pelas 15 horas. Este ano, o secretário-geral, Carvalho da Silva, porá a tónica no fim das desigualdades, apelando à participação na greve de 30 de Maio, convocada pela CGTP. A este propósito, a Inter publicitou vários endereços na Internet, com informação sobre a greve, mas ontem à tarde nenhum estava operacional.

A UGT mantém a opção de celebrar o Dia do Trabalhador fora de Lisboa. Mas se no ano passado escolheu Vila Nova de Gaia, sem grande adesão, diga-se, este ano marcou encontro para o Parque da Cidade de Loures, nas imediações da capital. Às 16,30 horas, o secretário-geral João Proença subirá ao palco, sob o mote "Emprego e/com qualidade".

A União de Sindicatos Independentes concentrará esforços na Praça D. João I, Porto, e no Rossio, em Lisboa.