31.10.07

Aumenta o número das famílias sobreendividadas que pede ajuda para ultrapassar a situação

Por Rosa Soares, in Público Última Hora

O gabinete de apoio da Deco já recebeu mais pedidos de ajuda até Setembro do que em todo o ano de 2006


Assinala-se, hoje, o Dia Mundial da Poupança, criado para chamar a atenção dos consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar algum dinheiro, de forma a evitar situação de sobreendividamento.

Directa e indirectamente, a escalada do endividamento continua a dominar o Dia da Poupança, porque há um aumento crescente de famílias a entrar em ruptura financeira e, na sequência disso, em conflitos familiares e sociais.

O aumento de pedidos de ajuda aos gabinetes de apoio aos consumidores endividados é revelador. Até final de Setembro, o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Deco registou 1092 pedidos de ajuda, mais do que os 905 pedidos recebidos ao longo de todo o ano de 2006. O número de pedidos de ajuda ao gabinete da associação de defesa dos consumidores não tem parado de aumentar. Em 2005, um universo de algo mais de 700 pessoas tinham recorrido a este departamento de aconselhamento.

Outro tipo de ajuda

Os registos da Deco traduzem apenas os casos em que ainda é possível intervir no sentido de ajudar a reestruturar a situação de endividamento, dado que há muitos consumidores que recorrem à associação, mas já com dívidas em litígio judicial, o que impossibilita esse apoio e os retira dessa estatística. Para estes casos, a associação presta outro tipo de ajuda, como o acesso a apoio judiciário.

Outro gabinete apoiado financeiramente, desta feita, pelo Governo, o GOEP, a funcionar no ISEG e criado em finais do ano passado, recebeu no espaço de um ano 892 pedidos de ajuda.

O acesso facilitado ao crédito, o pouco conhecimento em relação a várias componentes do crédito, a agressividade de muitas campanhas contribuem para a acumulação de vários créditos em simultâneo e ao aumento de situações de sobreendividamente e de incumprimento. Estas situações agravam-se quando surgem problemas de desemprego, divórcio e doença. O recente aumento das taxas de juro também contribui para o agravamento das dificuldades dos consumidores.

O último Boletim Estatístico do Banco de Portugal revela que, em Agosto, o crédito de cobrança duvidosa atingia 2,21 mil milhões de euros, mais 0,63 por cento face ao mês anterior e quase dois por cento mais que o mesmo mês do ano passado.

Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor faz algumas recomendações, como "a necessidade de os portugueses desenvolverem hábitos de gestão e de poupança, e de hierarquizarem as suas necessidades para não perderem a cabeça". Em situações de excesso de endividamento e antes de contrair novos empréstimos, a Secretaria de Estado recomenda a consulta dos dois centros de apoio ao consumidor (Deco - tel. 21 3710200 e GOEC - 21 3925942). Destaca ainda o cuidado que é necessário ter na aplicação de poupanças, dado que em algumas existem riscos associados.

Gabinete de apoio da Deco já recebeu mais pedidos de ajuda até Setembro do que em todo o ano de 2006