29.10.07

Pobreza em níveis assustadores

Pedro Guina, in Azores Digital

Um recente relatório denunciava que em Portugal existem 2 milhões de portugueses a viver no limiar de pobreza. Acrescentava ainda o estudo que 20% da população portuguesa vive com rendimentos mensais inferiores a €360,00.

É claro que isto não vem só de agora e que o relatório dizia respeito ao ano de 2005. Mas por muito que se tente lançar as culpas para o passado, a verdade é que a responsabilidade pertence, de certa forma, a quem desde o 25 de Abril tem usado a cadeira do poder.

Com efeito, o cenário próximo não é nada animador. O desemprego bateu recordes históricos. Os milhares de postos de trabalho prometidos deram em milhares de inscrições em centros de emprego. É impossível alguém viver com €400,00 mensais. Com essa quantia é impossível ter habitação condigna. Com essa quantia é impossível fazer face às despesas indispensáveis a um agregado familiar (comida, roupa, livros, renda de casa, etc…).

O país está a bater no fundo. O país está em agonia. Os campos estão desertos e em pousio. O interior está condenado à morte com o encerramento vergonhoso de escolas, centros de saúde, maternidades e, em breve, postos de GNR e tribunais.
Há quem não ligue a nada disto e julgue que Portugal é um mar de rosas. Há quem faça um discurso hilariante de que tudo esta bem, que tudo está sobre rodas.

Quem anda no terreno sabe que isso é uma "treta". Quem contacta com o cidadão comum sente a dificuldade que o mesmo tem em pagar as suas mais elementares contas ou em encher a sua dispensa de mantimentos.

Na verdade, Portugal é o país das maravilhas só para alguns: os políticos, os banqueiros e os donos das grandes redes de distribuição de produtos alimentares.

Está na hora dos cidadãos bons e responsáveis deste país serem convocados. Está na hora dos homens de bem de Portugal fazerem renascer as causas e darem um paço para que os políticos sejam forçados a servir a politica e não a se servirem da política.