25.10.07

Aberta Loja Social para "diminuir exclusão"

Carina Fonseca, in Jornal de Notícias

Jorge Bento apelou para a adesão dos munícipes ao projecto


Fazer diminuir a exclusão social. Eis o objectivo da Loja Social de Condeixa-a-Nova, que foi ontem inaugurada na Praça da República. "O espaço é pequeno, mas para nós, que não tínhamos nada, é o melhor", revelou a vereadora da Acção Social e vice-presidente da Câmara Municipal, Margarida Guedes, com satisfação. "Esta é uma obra magnífica para uma vila também magnífica", disse, por seu lado, o baterista da banda Xutos & Pontapés, Kalu, que "apadrinhou" a Loja. E acrescentou "Obras como esta deveriam ser repetidas por todo o lado".

A escolha do músico para "abençoar" o novo espaço tem uma justificação, esclarece Margarida Guedes "Os Xutos & Pontapés são uma banda, muitas vezes, de intervenção social, que apoia as grandes e as pequenas causas através da música". Já o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Jorge Bento, entende que "uma boa união entre a música e as causas sociais será sempre produtiva". E refere: "Faço votos para que as pessoas de Condeixa se associem a este projecto". Isto porque, a seu ver, só essa "união" vai permitir conter a exclusão social.

Busca de emprego é aposta

Loja Social de Condeixa visa suprir necessidades de famílias carenciadas, mediante a recolha de objectos - usados ou novos - doados por particulares ou empresas. O espaço integra um banco solidário (onde se destacam o vestuário e alguns brinquedos) e um banco de voluntariado social. Mas a sala de informática é uma "grande aposta", defende a responsável pelo Pelouro da Acção Social. Este espaço de informação pretende, também, apoiar os indivíduos no processo de procura de emprego e encontra-se aberto à comunidade. No entender de Margarida Guedes, trata-se de algo que "ajuda muito quem não tem computador em casa".

O piso superior do edifício inclui, ainda, uma sala de reuniões e um gabinete de costura. Previstos estão cursos de costura e de pintura em vidro, revela a técnica superior de serviço social Carla Lopes Barbeiro. A formação está a cargo de duas residentes no concelho - uma costureira e uma pintora -, que vão trabalhar em regime de voluntariado.