19.10.07

Juntaram-se mil contra a pobreza

Luís Garcia, in Jornal de Notícias

Mais de mil pessoas encheram anteontem o Largo do Coreto, em Caneças, numa acção inserida na iniciativa internacional "Levanta-te contra a pobreza". Vestidos de branco, segurando balões com mensagens alusivas ao tema, os participantes sentaram-se no chão para, de seguida, em conjunto, "se levantarem contra a pobreza". O gesto procurou alertar para um problema global que afecta também de forma grave o concelho de Odivelas.

Armindo Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Caneças, admite que, apesar de existirem alguns casos críticos de pobreza em Caneças, a freguesia "nem é das piores do concelho". "Temos uma população mista - urbana e rural - onde há muita gente que assegura a própria subsistência", explicou o autarca.

Avelino Miguel, presidente do grupo sócio-caritativo da paróquia de São Pedro de Caneças, explica que o centro apoia um total de 120 famílias (285 pessoas). "Ainda há muita gente que não tem uma cama para dormir", lamenta. O responsável alerta ainda para a existência de muita "pobreza envergonhada". "Há muita gente a passar muitas dificuldades que não se dirige a nós e que não é ajudada", adverte.

De acordo com um estudo recente do Instituto Nacional de Estatística, Odivelas é o segundo concelho da Área Metropolitana de Lisboa com poder de compra per capita mais baixo, apesar de estar muito perto da média nacional. Segundo dados do Núcleo Social de Inserção de Odivelas divulgados pela autarquia, 631 famílias (cerca de duas mil pessoas) beneficiam do rendimento social de inserção. A estes agregados devem ser acrescentadas cerca de mil famílias que pedem apoio directo a Instituições Particulares de Solidariedade Social. Por calcular estão as pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza mas não recorrem a qualquer instituição.