23.10.07

Centro irá acolher jovens mães em risco

Hugo Silva, in Jornal de Notícias

"Escola" para a maternidade apoiará, numa primeira fase, sete jovens


A Socialis - Associação de Solidariedade Social vai abrir uma casa de acolhimento para adolescentes grávidas e jovens mães (até aos 19 anos), em Vila Nova da Telha, na Maia. O centro, uma verdadeira "escola" para a maternidade, ficará instalado em apartamentos cedidos gratuitamente pela Câmara. O protocolo de entendimento entre a Socialis e a Autarquia será assinado hoje à tarde. Luísa Costa, presidente da associação, acredita que a casa de acolhimento possa abrir portas durante o próximo mês.

"O objectivo é trabalhar com jovens em risco - sem retaguarda familiar ou oriundas de famílias problemáticas -, preparando com elas um projecto de vida que lhes permita acabar os estudos ou a entrada para a vida activa", explicou Luísa Costa, acrescentando que o período de acolhimento poderá estender-se até um ano.

"Têm que aprender a ser mães. Essa é a grande dificuldade", sublinhou a responsável. Numa primeira fase, o centro deverá acolher sete adolescentes, que ali irão "aprender competências sociais e pessoais para o futuro".

Luísa Costa explicou que a casa de acolhimento a inaugurar em Vila Nova da Telha é apenas uma das acções do projecto Semente, que está no terreno há cerca de um ano e meio. Trata-se de um programa de prevenção da gravidez precoce, mas que também dá apoio a adolescentes grávidas e jovens mães. Actualmente, são acompanhadas cerca de 50 jovens, referiu Luísa Costa.

Centrando a sua acção na Maia, a Socialis tem em funcionamento um centro de atendimento, com uma médica e uma enfermeira, onde disponibiliza consultas de ginecologia, acompanhadas de esclarecimentos sobre os métodos contraceptivos. Também possui um gabinete de apoio e de acompanhamento psicológico e social às jovens mães. Ambas as valências funcionam na sede da instituição, no centro da Maia (à Travessa dr. Carlos Felgueiras, número 31, r/c dir.).