in Jornal Público
Ao longo do tempo, o recurso ao programa Food Stamps Act, criado em 1964, foi encarado como uma espécie de indicador informal do estado da economia e da situação financeira das famílias americanas. Mas será que a tendência de subida do número de pedidos, que se verifica desde o ano 2000, significa que a economia está em deterioração desde essa altura?
Os especialistas avisam que há que considerar algumas nuances na leitura dos números. A mais significativa tem a ver com a substituição dos antigos cupões de papel (os "selos") pelos actuais cartões de plástico semelhantes a um cartão de débito - uma medida que pretendia combater a fraude e controlar os gastos, e que imediatamente fez subir o número de pedidos de inscrições: o uso do cartão pôs fim ao estigma social que impedia muitas pessoas de recorrer a este benefício.
Actualmente, o cartão é automaticamente "carregado" pelos serviços e pode ser utilizado em todos os supermercados do país (se o beneficiário não usar o balanço completo, o valor acumula para os meses posteriores).
Tal como no passado, as senhas alimentares permitem comprar pão e cereais; lacticínios; carne e peixe fresco ou congelado; frutas e vegetais; sementes ou plantas para a produção de alimentos. Não pagam: cerveja, vinho ou outras bebidas alcoólicas; tabaco; rações animais; detergentes; produtos de higiene; vitaminas ou suplementos alimentares; comidas preparadas ou que tenham de ser consumidas no interior do estabelecimento. R.S.