9.6.11

Cinquenta idosos vão ser estudantes da UMinho por um dia

in UMinho


O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e a Rede Europeia Anti-Pobreza - Núcleo Distrital de Braga organizam a 8 de Junho, das 10h00 às 16h30, um peddy-paper com mais de 50 idosos, no campus de Gualtar, em Braga. A actividade pretende contribuir para o envelhecimento activo dos participantes, que vêm de 19 instituições de solidariedade social do distrito de Braga. A iniciativa, inserida no projecto "Bem Envelhecer", tem a colaboração da Escola Superior de Enfermagem, do Departamento de Desporto e Cultura e do Coro Académico da UMinho.

Nesta actividade pedestre de orientação os participantes assumem o papel de "estudantes universitários" por um dia e têm que lutar para completar uma "licenciatura". Ficam organizados em equipas, que representam algumas licenciaturas da UMinho: sociólogos, informáticos, médicos, professores, engenheiros, músicos, historiadores, economistas. O objectivo é responder correctamente a um conjunto de perguntas sobre a instituição e a vida académica, bem como superar diversas provas, desde exercícios físicos a jogos cognitivos e de interacção com a academia (bowling adaptado, gincana com bolas de fitball; dança equilibrando uma bola com as costas, barriga e testa; concursos de memória e de olhos vendados; profissões definidas pela mímica, medição do pulso). Isso vai permitir aos seniores obterem um "diploma" e angariarem peças do traje académico com que se pretende que equipem, ao longo do dia, um boneco de cartão que simboliza um aluno da UMinho.

Da parte da organização, a professora Alice Matos, do Departamento de Sociologia da UMinho, sublinha que "o peddy-paper envolve efectivamente toda a academia e representa uma oportunidade de sensibilização da comunidade para as questões da idade e para as necessidades e potencialidades das pessoas idosas". Por outro lado, "vai permitir aos participantes descobrir uma realidade que é para muitos desconhecida, além de desenvolver as suas competências físicas e cognitivas, contribuir para a sua inclusão activa na sociedade e valorizar o estabelecimento de relações intergeracionais".