7.6.11

EPIS ajuda a reduzir abandono em 60 escolas

Por Jorge Talixa, in Público on-line

A associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS) está a promover projectos de parceria com 60 escolas de todo o País, que visam reduzir de forma significativa as taxas de abandono e de insucesso escolares.

Ao longo desta semana, a EPIS promove fóruns regionais de balanço do trabalho desenvolvido. O primeiro, dedicado à Região de Lisboa e Vale do Tejo, teve lugar hoje em Vila Franca de Xira. Seguem-se as áreas da Direcção Regional de Educação do Centro (terça-feira) e do Norte (quarta-feira).

O objectivo, segundo Diogo Simões Pereira, presidente da EPIS, é discutir de forma mais aprofundada as “boas práticas” existentes em várias escolas do país, avaliá-las e disseminá-las.

No fórum realizado esta segunda-feira na Escola Secundária e do 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos foram apresentados casos de estudo como a parceria desenvolvida por escolas do Médio Tejo para a organização de horário dos docentes que facilitem a aprendizagem e o sucesso educativo e o projecto de prevenção e controlo do absentismo escolar promovido na Secundária Fernão Mendes Pinto.

Em foco, estiveram também iniciativas de integração de alunos de etnia cigana, o marketing na afirmação da marca de uma escola e a parceria entre a Secundária Reynaldo dos Santos e a Central de Cervejas para desenvolver a área de comunicação interna.

Diogo Simões Pereira salientou que outro dos grandes objectivos da EPIS é desenvolver projectos-piloto de combate ao abandono escolar em 60 escolas de todo o País, que já têm objectivos definidos até 2013. “Creio que neste aspecto ainda há muito trabalho a fazer. Ainda não se assume o abandono como ele na realidade é. Para nós, se o jovem não vem à escola ou se não está a progredir, isso é uma situação de abandono escolar. É um desafio que ainda tem muito caminho a percorrer”, referiu.

De acordo com um balanço também ontem divulgado, a EPIS está a trabalhar em 88 escolas do País, já acompanhou mais de 6100 alunos desde 2007 e ajudou a criar 1074 novos bons alunos no 3º. Ciclo. Actualmente a associação tem cerca de 170 empresas e empresários associados e desenvolve projectos como o “Todos Bons Alunos”, “Abandono Zero” e “Escolas do Futuro”.