16.6.11

Rede Europeia Anti-Pobreza pede novo coração para a Europa

in Agência Ecclesia

A assembleia-geral da European Anti Poverty Network (EAPN), realiza-se em Lisboa, entre hoje e sábado, e será antecedida por um seminário sobre a Europa social.

Este encontro, apesar de ter uma “vertente interna e externa, visa essencialmente uma reflexão sobre a Europa, nomeadamente a Europa Social, num momento crítico da sua história” – sublinha o padre Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Aliás, se a Europa “estivesse bem”, o seminário que antecede a Assembleia-geral EAPN "não apelava à necessidade de um novo coração para a Europa” – acrescenta.

Este seminário está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sobre “A Europa Precisa de Um Novo Coração – o setor voluntário e a luta contra a pobreza e a exclusão social: prioridades, estratégias, objetivos, ações…”.

Desta vez a iniciativa traz ao país, delegações de 26 países da União Europeia, bem como outras organizações, nomeadamente a Eurochild, a Age Platform e a Feantsa.

“Repensar o caminho da Europa, pois corre o risco de se desintegrar, é outra das razões” para o encontro - explica o padre Jardim Moreira, acrescentando que “é urgente uma nova forma de olhar e agir no que respeita às questões da pobreza e exclusão social”.

Paralelamente e sob o mesmo mote - «A Europa Precisa de um Novo Coração» - decorre uma exposição fotográfica que pode ser visitada até 30 de junho, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa).

LFS