8.6.11

Crianças ciganas passaram a frequentar mais a escola nos municípios com mediadores

in Sol

As crianças ciganas passaram a frequentar mais a escola nos municípios onde existem os mediadores municipais para esta comunidade, segundo a responsável pelo projecto lançado há dois anos pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI).

Dois anos depois de ter lançado o projecto dos mediadores municipais para a comunidade cigana, que abrange 13 municípios, o ACIDI quer alargar a iniciativa a mais sete autarquias, estando actualmente a decorrer as candidaturas para a segunda fase deste projecto, cujo prazo termina na quinta-feira.

Fazendo um balanço da primeira fase da iniciativa, a responsável pelo Gabinete de Apoio à Comunidade Cigana (GACI), Helena Torres, disse à agência Lusa que «um dos sinais» do projecto dos mediadores municipais é o aumento das crianças ciganas nas escolas.

«Há uma afluência muito maior de crianças ciganas na escola. O empenho do mediador tem a ver com esta situação. Em Lamego, a informação que tenho é de que os miúdos estão todos a ir à escola, não há falta das crianças ciganas nas escolas e nos outros municípios onde está a funcionar o projecto a melhoria também tem sido bastante», afirmou a responsável.

Helena Torres sublinhou que os mediadores «conseguem fazer perceber» à comunidade cigana que «os miúdos só têm vantagens em frequentar a escola».

A responsável do GACI apontou como outra vantagem da iniciativa a gestão de conflitos através das «pontes que se criam com as instituições». Como exemplo, referiu os conflitos com a polícia, em que os mediadores podem junto da polícia e da comunidade «fazer uma ponte saudável e ajudar a resolver o problema».

Helena Torres fez um balanço «positivo» dos dois anos do projecto mediadores municipais, mas admitiu que é necessário melhorar as parcerias com entidades locais, como escolas, tribunais e polícia.

Amadora, Aveiro, Beja, Coimbra, Idanha-a-Nova, Lamego, Moura, Paredes, Peso da Régua, Seixal, Sines, Sintra e Setúbal são os municípios que já têm os seus programas de mediadores, que entraram em funcionamento em Outubro de 2009.

Segundo o ACIDI, o projecto coloca mediadores nas câmaras municipais e o objectivo passa pelo melhoramento no acesso das comunidades ciganas a serviços e equipamentos locais, promovendo a igualdade de oportunidades e a comunicação entre os ciganos e a comunidade envolvente e melhorar as condições de vida das famílias de etnia cigana.

Este projecto é dirigido a todas as câmaras municipais que tenham comunidades ciganas entre os habitantes e que reconheçam a importância de estabelecer pontes para um diálogo construtivo.

Os sete novos mediadores vão começar a trabalhar em Outubro.

Lusa/SOL