8.6.11

Instituto do Emprego alvo de queixa por eliminar desempregados dos ficheiros

in Sol

União dos Sindicatos do Porto anunciou hoje ter apresentado uma queixa ao provedor de Justiça contra o «comportamento inadmissível dos responsáveis do Instituto do Emprego e Formação Profissional», por «não informar sobre desempregados eliminados dos ficheiros».

Em nota enviada à Lusa, a USP refere ter apresentado uma queixa ao provedor «face à omissão e falta de informação solicitada» desde Dezembro do ano passado.

Acrescenta ter solicitado ao presidente do IEFP que a situação seja esclarecida e que até à data não obteve «nenhuma resposta ou informação».

A União dos Sindicatos do Porto garante que «já desapareceram dos ficheiros dos centros de emprego do distrito do Porto 65.380 desempregados», de Outubro de 2010 até Abril deste ano.

De acordo com dados do IEFP e referidos pela USP, em Abril, 125.939 pessoas estavam desempregadas no distrito do Porto.

«Se a este número se acrescentasse a totalidade, ou mesmo parte, dos 65.380 desempregados que desapareceram dos ficheiros desde Outubro de 2010, a situação grave assumiria uma dimensão muito maior», alerta ainda a USP.

Para a USP, esta dimensão «poderia obrigar a uma maior sensibilização pública para a adopção de medidas para atenuar e embater este gravíssimo problema laboral e social».

Lusa/SOL