14.6.11

Economia portuguesa continua em queda

in Jornal de Notícias

A economia portuguesa continua em queda, segundo os indicadores de actividade económica publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento que revelam uma variação negativa em Abril.

Os indicadores compósitos avançados, que mostram as flutuações e antecipam a evolução dos ciclos económicos, indicam que Portugal manteve a tendência descendente em Abril, com uma variação homóloga de 0,7 pontos e uma variação mensal de 0,6 pontos.

Para a OCDE, os resultados acima de 100 pontos indicam um ciclo de expansão quando estão a subir e de contracção quando estão a descer. Um valor abaixo de 100 pontos e a descer é um sinal de abrandamento, enquanto se estiver abaixo, mas a subir indicia recuperação.

Portugal passou de 100,9 pontos em Março para 100,3 pontos em Abril (101.0 pontos em Abril de 2010), o que significa que a perspectiva é negativa para os próximos meses.

Os indicadores de Junho da OCDE indicam que a maioria das grandes economias tem estado a diminuir o ritmo de crescimento.

Os Estados Unidos da América são a excepção, continuando a mostrar tendência de crescimento, embora mais moderada face ao mês anterior.

Os indicadores revelam sinais de abrandamento da economia francesa e italiana e uma possível moderação do crescimento na China. Também no Brasil e na Índia, a tendência é de abrandamento.

Nos 16 países da zona euro, a variação entre Março e Abril foi nula.