24.6.11

Segurança Social não confirma número de devoluções de abonos

in RR

O presidente do Instituto de Segurança Social explica que a devolução de abonos acontece todos os anos e que pode ser faseada.

O presidente do Instituto de Segurança Social (ISS) não confirma a notificação de 258 mil pessoas para devolverem os abonos de família indevidamente pagos pelos serviços. Edmundo Martinho admite que há um elevado número de beneficiários que não entregaram as provas escolares nos prazos definidos para puderem usufruir da prestação.

Juntando aos dados fornecidos pela prova de recursos, o presidente do Instituto de Segurança Social admite que muita gente perdeu o abono, e enquanto não houve confirmação, algumas famílias ainda receberam. Agora têm que devolver o dinheiro.

“As pessoas têm vindo a ser notificadas num processo que ocorre todos os anos, e que significa que quem não entregou a declaração escolar em devido tempo recebeu durante algum tempo indevidamente”, disse Edmundo Martinho à Renascença.

O responsável garante entretanto que quem tem que devolver dinheiro o poderá fazer de uma só vez ou em prestações. “Pode fazê-lo de forma faseada e podem agora decidir a forma como querem fazer a devolução desse dinheiro. Por isso é que estão a ser notificadas, para dizer que têm esta dívida”, explicou o presidente do ISS.

A propósito destas notícias, a CGTP enviou hoje uma carta ao presidente do Instituto pedindo que não sejam os beneficiários a ter que pagar um erro dos serviços. E por outro lado, que sejam desenvolvidos todos os mecanismos para que a cessação do pagamento de uma prestação aconteça em simultâneo com o momento da perda de direito.